A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) registrou uma queda no número de inscritos no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) pelo segundo ano consecutivo. De acordo com a instituição, o Pism 2022 recebeu apenas 30.314 inscrições.
Segundo os dados da UFJF, em 2021, o processo seletivo registrou 34.035 inscrições. Desse modo, é possível perceber que a busca dos estudantes foi menor nesta edição em andamento.
De acordo com a universidade, o Pism 2022 recebeu 13.039 inscrições para o módulo I, 9.581 para o módulo II, e outras 7.694 para o módulo III.
O pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, destaca que a pandemia afetou os processos seletivos devido ao agravamento da desigualdade e da exclusão no âmbito da educação.
“Temos um quantitativo significativo de estudantes do Ensino Médio que podem não ter se sentido motivados a fazer as avaliações pelas dificuldades que encontraram de ingressar no primeiro ano e, principalmente, para aqueles que precisavam dar continuidade ao segundo e terceiro ano. Sabemos que as redes públicas e privadas também têm tido dificuldades em ofertar o ensino remoto emergencial”, afirmou Amorim.
A aplicação das provas dos três módulos do Pism está prevista para os dias 5 e 6 de fevereiro de 2022. De acordo com o cronograma, a UFJF deve liberar os comprovantes definitivos de inscrição, com os locais de prova, no dia 25 de janeiro de 2022, a partir das 15h.
As notas das provas do módulo III serão divulgadas no dia 24 de março de 2022. O resultado será publicado em 31 de março, após a análise dos recursos. A divulgação das notas das provas dos módulos I e II será feita em 17 de maio de 2022. Por fim, o resultado final será publicado no dia 26 de maio de 2022.
De acordo com o edital, a UFJF irá ofertar 2.303 vagas em 76 cursos de graduação para os participantes aprovados no módulo III. Confira mais detalhes sobre o processo seletivo no edital do Pism 2022.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UPE anuncia mudanças no SSA a partir de 2022 para atender ao novo ensino médio.