A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) divulgou o termo de adesão ao primeiro processo seletivo referente ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2023. De acordo com o termo de adesão, a universidade está ofertando 2.006 vagas para ingresso em cursos de graduação de diversas áreas.
As oportunidades são para 47 cursos de graduação ministrados nos campi da UFFS localizados nas cidades de Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo.
Do total das vagas, apenas 213 vagas são para o público geral, com seleção em ampla concorrência. A UFFS reserva 94 vagas para o cumprimento das ações afirmativas, que beneficiam estudantes de baixa renda, negros e indígenas.
Outras 1.699 vagas estão reservadas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Portanto, são oportunidades exclusivas para candidatos que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas, com recorte de renda e percentual para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência (PcD).
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as inscrições para o SiSU 2023/1 serão recebidas entre o dia 28 de fevereiro e o dia 3 de março de 2023. Tradicionalmente, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas via Internet, exclusivamente através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O cronograma do MEC indica ainda que a publicação do resultado do SiSU 2023/1 está prevista para o dia 7 de março de 2023.
Poderão se inscrever no SiSU 2023 os estudantes que tenham participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois a classificação irá considerar exclusivamente o desempenho dos candidatos no Enem 2022. No entanto, aqueles que fizeram as provas como “treineiros” não poderão participar.
O Inep aplicou as provas do Enem 2022 nos dias 13 e 20 de novembro deste ano. Segundo o órgão, a divulgação do resultado do exame está prevista para o dia 13 de fevereiro de 2023.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UFLA abriu hoje o período de inscrição para o Processo Seletivo 2023 de cursos EAD; saiba mais.