A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) já divulgou o termo de adesão ao primeiro processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023. De acordo com o documento, a oferta total da universidade é de 5.423 vagas para ingresso de novos alunos neste ano letivo.
As vagas são para 109 opções de cursos de graduação de diversas áreas. Há oportunidades para os cursos ministrados nos campi da UFAL localizados nas seguintes cidades: Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Rio Largo, Palmeira dos Índios, Penedo, Viçosa e Santana do Ipanema.
Do total das vagas, 2.709 serão para o público geral, ou seja, serão ofertadas em ampla concorrência. Outras 2.714 vagas estão reservadas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Portanto, mais da metade das oportunidades são exclusivas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas, com recorte de renda e percentual de vagas para pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência.
Acesse o termo de adesão na íntegra.
A classificação dos inscritos no SiSU 2023/1 será feira exclusivamente a partir do desempenho dos participantes da última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Portanto, somente aqueles que fizeram o Enem 2022 poderão se inscrever no processo seletivo.
Os estudantes que zeraram a nota da prova de redação e que fizeram o exame na condição de “treineiros” não poderão participar do SiSU.
De acordo com o MEC, nesta edição, o SiSU contará com a oferta de mais de 226 mil vagas para ingresso em instituições de ensino superior públicas. O período de inscrição para a 1ª edição do SiSU 2023 será do dia 16 ao dia 24 de fevereiro. A chamada única do SiSU 2023/1 será divulgada no dia 28 de fevereiro.
Os candidatos não convocados poderão continuar na disputa por uma vaga através da lista de espera, cuja manifestação de interesse poderá ser feita de 28 de fevereiro a 8 de março.
Veja mais informações no edital do SiSU 2023/1.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também USP encerra nesta terça (31) o período de inscrição do Vestibular 2023 via Enem; saiba mais.