No início deste mês, a Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) abriu as inscrições para a concessão de Auxílio a partir de seu Programa de Assistência Estudantil (Prae).
Desse modo, a Assessoria de Acesso, Permanência Estudantil e Ações Afirmativas (Aapa), publicou o Edital 010/2022, em que delimita as regras do programa.
Os auxílios serão os seguintes:
Assim, a universidade busca incentivar a permanência dos alunos em seus estudos. Isto é, já que, com um apoio financeiro, o estudante possui mais chances de poder se concentrar em seu curso, sem ter de deixá-lo para trabalhar.
Veja também: UEM concede Auxílio Alimentação para estudantes
Aqueles que desejam receber as quantias, então, podem fazer suas inscrições até o dia 24 de fevereiro, última quinta-feira do mês.
Para tanto, é necessário preencher e enviar o formulário online.
A fim de receber um dos benefícios do programa, é necessário:
Dessa maneira, todos os alunos dos três campi da universidade que se encaixem nos critérios acima podem se inscrever.
Para solicitar a entrada, então, é necessário comprovar os dados acima a partir de documentos.
O edital da UESB conta com diferentes modalidade de auxílios permanência, quais sejam:
Assim, o estudante poderá pleitear até dois benefícios no momento da inscrição.
De acordo com o edital da UESB, cada campus terá uma quantia de vagas. Portanto, os benefícios poderão atender a seguinte quantidade de alunos:
Aqueles que se encontram dentro das regras acima poderão realizar suas inscrições até o dia 24 de fevereiro por meio do formulário digital.
Estes pedidos ocorrem de forma gratuita, sem qualquer tipo de taxa de inscrição, e exclusivamente pela internet.
Dessa forma, os alunos que realizarem suas inscrições devem comprovar todas as informações que declararem. Ademais, um documento necessário de se anexar é o Requerimento de Solicitação para Participação de Processo Seletivo para Concessão
de Auxílio Permanência do Programa de Assistência Estudantil. Isto é, trata-se do primeiro anexo do edital, que deve estar devidamente assinado.
Veja também: Auxílio Transporte da UERJ será definitivo
Ao preencher o formulário, ainda, o candidato precisará informar em qual modalidades de auxílio do Programa de Assistência Estudantil se encaixa.
Ao realizar seu inscrição, o aluno precisará dar as seguintes informações:
Além disso, o aluno precisará indicar qual é a sua Renda Mensal Per Capita Familiar registrada no Sistema do PRAE no Processo de Habilitação ou Renovação da Habilitação. Nesse sentido, esta poderá ser de:
Ademais, um dos critérios de participação é a habilitação no Programa de Assistência Estudantil (PRAE) da UESB. Portanto, é necessário indicar se esta ocorreu por meio do Edital nº 074/2021 ou Edital nº 159/2021.
Veja também: UFPB concede auxílio para seus alunos
Indo adiante, o aluno deverá escolher duas opções de auxílios do PRAE que deseja receber. Isto é, as bolsas a seguir:
Por fim, é necessário anexar, em formato PDF, o Requerimento de Solicitação para participação de Processo Seletivo para Concessão dos Auxílios Permanência oferecidos pelo Programa de Assistência Estudantil. Isto é, o anexo I do edital.
De acordo com o edital do programa, o cronograma será da seguinte forma:
Além disso, se o aluno tiver qualquer tipo de dúvida ou se quiser se informar mais poderá enviar um e-mail para coapait@uesb.edu.br, no caso do campus de Itapetinga, coapavc@uesb.edu.br, em Vitória da Conquista, ou coapajq@uesb.edu.br, em Jequié.