A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) liberou o edital com as normas, rotinas e procedimentos do Vestibular Estadual 2021. Desse modo, os estudantes interessados já podem consultar o documento por meio do site da UERJ. De acordo com o edital, nesta edição do processo seletivo, a aplicação das provas será feita em apenas um dia e está prevista para 2 de maio.
Os candidatos terão o período de 23 de março até 8 de abril para escolher o curso de graduação. Além disso, no mesmo período, é preciso escolher se deseja participar da seleção por meio das cotas e enviar a documentação. O candidato que não fizer a opção pelo sistema de cotas no prazo indicado perderá o direito de concorrer pelo sistema de cotas. Ainda conforme o edital, a UERJ irá liberar o cartão de confirmação de inscrição a partir de 13 de abril.
O exame será composto de uma prova objetiva, contendo 60 questões de múltipla escolha, valendo 1,5 (um vírgula cinco) pontos cada, e uma prova de Redação, valendo 10 pontos. O edital estabelece ainda duas leituras obrigatórias: “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto, e “1984”, escrito por George Orwell.
A oferta da UERJ para o Vestibular Estadual 2021 é de 5.731 vagas. Do total de vagas, 25% são reservadas para a seleção de alunos de acordo com a Lei de Cotas. Nesse sentido, a reserva contemplará estudantes oriundos de escolas da rede pública de ensino e estudantes autodeclarados negros e indígenas.
A universidade deve divulgar a nota da redação no dia 19 de maio e os participantes terão um prazo para contestar a nota. No dia 7 de junho, a UERJ divulgará a classificação, o boletim do candidato e o edital complementar com os procedimentos de matrículas e datas de reclassificação.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia sobre UFRR divulga oferta de vagas para a 1ª edição do Sisu 2021.