A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) abre nesta quarta-feira, dia 26 de abril, o período de inscrição para o Vestibular 2023/2 via notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O processo seletivo visa o preenchimento das vagas remanescentes das seleções anteriores.
De acordo com o cronograma, os interessados poderão realizar as inscrições até o dia 9 de maio de 2023. Conforme as orientações do edital, as inscrições deverão ser feitas de forma virtual, exclusivamente por meio do site da Uerj.
Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido, ou seja, dia 11 de maio. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00 (cinquenta reais).
Isenção da taxa
A Uerj recebeu até o dia 31 de março os pedidos de isenção da taxa de inscrição e o resultado foi publicado na última segunda-feira, dia 24 de abril. Desse modo, os solicitantes podem consultar a lista de isentos no site da Uerj.
De acordo com o edital de isenção, podem solicitar a isenção da taxa estudantes que já concluíram o Ensino Médio e que têm renda per capita familiar igual ou menor a um salário mínimo.
Conforme indicado no edital, a classificação dos candidatos para o preenchimento das vagas será feito exclusivamente por meio das notas do Enem. Desse modo, a Uerj não realizará aplicação de provas.
Somente os estudantes que fizeram alguma edição do Enem realizadas entre os anos de 2019 e 2022 poderão se inscrever. Além disso, para participar desse processo seletivo, os candidatos devem ter obtido nota acima de 200 pontos nas provas objetivas e 300 pontos na redação. No momento da inscrição, o candidato deve informar o número de inscrição da edição do exame que deseja usar para fins de classificação.
O edital estabelece ainda que a Uerj vai considerar as notas das seguintes provas do Enem: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e Redação.
A universidade estabeleceu que a nota de cada prova contará com um peso a depender do curso pretendido pelo candidato. Os estudantes podem consultar os pesos atribuídos no edital.
De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado do Vestibular 2023/2 via Enem, com a classificação final, está prevista para o dia 7 de julho de 2023.
Esse processo seletivo tem como objetivo o preenchimento das vagas remanescentes do Vestibular 2023. A Uerj não divulgou o número de vagas ofertadas. Contudo, segundo o quadro de vagas, há oportunidades para os campi de São Gonçalo, Zona Oeste, Rio de Janeiro, Resende, Nova Friburgo e Duque de Caxias.
As oportunidades são para os seguintes cursos: Ciências Biológicas, Pedagogia, Letras: Português/ Italiano, Letras: Português/ Inglês, Letras: Português/ Literaturas, Matemática, Tecnologia em Construção Naval, Estatística, Geografia, História, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Produção e Engenharia Cartográfica.
Dentre as vagas ofertadas, há reserva para para o cumprimento das políticas de ações afirmativas. Desse modo, 20% (vinte por cento) do total das vagas é exclusivo para estudantes negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas. Outros 20% (vinte por cento) estão reservados para estudantes oriundos de ensino médio da rede pública de ensino.
Há ainda a reserva de 5% (cinco por cento) para pessoas com deficiência, nos termos da legislação em vigor, e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.
Acesse o edital do processo seletivo na íntegra para mais informações.
Leia também IFSP abre inscrições do Processo Seletivo 2023/2, com oferta de mais de 2 mil vagas para cursos técnicos; saiba mais.