A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) divulga nesta terça-feira, dia 5 de setembro, o gabarito definitivo referente à prova do Vestibular 2023 para ingresso em cursos de graduação EaD (Educação a Distância).
Desse modo, a partir de hoje os candidatos poderão conferir as respostas definitivas oficias das questões objetivas por meio do site da universidade.
A UEMA divulga também nesta terça-feira (5) as respostas aos recursos interportos contra o gabarito preliminar. A UEMA liberou o gabarito preliminar em 28 de agosto. Os interessados puderam contestar as questões e as respostas até o dia 29 seguinte.
De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado preliminar está prevista para o dia 12 de setembro. Caberá a interposição de recursos nos dias 13 e 14 seguintes, exclusivamente de forma virtual.
Após a análise dos recursos, a UEMA publicará o resultado final do Vestibular EaD 2023 no dia 4 de outubro de 2023. Na mesma data a universidade deve liberar a relação de candidatos convocados em 1ª chamada e orientações para as matrículas.
Conforme estabelecido no edital, para realizar o registro acadêmico, os candidatos deverão apresentar todos os documentos solicitados. Além dos documentos de identificação do candidato, como RG e CPF, a UEMA solicitará o certificado de conclusão do ensino médio e o respectivo histórico escolar.
Para fins de classificação dos candidatos, a UEMA aplicou provas compostas a partir dos componentes curriculares do ensino médio. A aplicação aconteceu no dia 27 de agosto (domingo), no período da tarde, das 13h às 18h.
Os locais de prova foram nos seguintes municípios: Alto Parnaíba, Anapurus, Arari, Bom Jesus das Selvas, Cândido Mendes, Coelho Neto, Coroatá, Codó, Dom Pedro, Fortaleza dos Nogueira, Humberto de Campos e Imperatriz.
Conforme estabelecido no edital, a universidade aplicou uma prova objetiva e uma prova de redação em Língua Portuguesa. A prova objetiva contou com 44 questões de múltipla escolha, com a seguinte distribuição:
A prova de redação exigiu a escrita de um texto do tipo dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: “Cidadania: Uma conquista difícil para os dias de hoje?“. Além de textos norteadores, a prova de redação apresentou algumas instruções para os candidatos, recomendando o uso da norma padrão da língua portuguesa.
Ao todo, a UEMA está ofertando 1.020 (mil e vinte) vagas por meio do Vestibular EaD 2023. De acordo com o edital, as oportunidades são para três cursos de graduação EAD: Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Pedagogia e Tecnologia em Gestão Comercial. Os candidatos classificação ingressão no próximo semestre letivo da UEMA.
As oportunidades estão distribuídas por polos de apoio presencial da universidade localizados em 23 municípios. O edital indica ainda que as oportunidades são para os seguintes polos de apoio presencial: Lago da Pedra, Loreto, Nina Rodrigues, Paraibano, Penalva, Pinheiro, Porto Franco, Santa Quitéria, São Luís, Timbiras e Viana. Os candidatos puderam escolher o polo no momento da inscrição.
Há a reserva de 10% do total das vagas para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) e 5% para pessoas com deficiência (PcD), de acordo com as políticas de ações afirmativas da UEMA. Conforme o edital, em caso de aprovação dentro do sistema de vagas, os candidatos deverão comprovar os critérios estabelecidos no edital.
Acesse o edital do Vestibular EAD para mais detalhes.