A UEMA, Universidade Estadual do Maranhão, é uma instituição de ensino superior e pública que foi fundada no ano de 1981.
As inscrições para a próxima edição do vestibular da UEMA estão abertas e, nesta sexta-feira, a instituição divulgou o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição enviados pelos estudantes.
Para que você possa acessar o resultado e entender quais são os próximos passos no processo seletivo, o artigo de hoje separou um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o Vestibular EaD 2023 da UEMA. Vamos conferir!
Todos os candidatos que quiserem participar do Vestibular EaD da UEMA precisarão pagar uma taxa de inscrição de R$ 50,00. O pagamento deverá ser efetuado em qualquer agência do Banco do Brasil ou em seus correspondentes bancários até o dia 26 de junho de 2023.
Porém, conforme descrito no edital do vestibular, a UEMA ofereceu a possibilidade de solicitar a isenção do pagamento.
Puderam solicitar o benefício os candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que forem membros de uma família de baixa renda.. Os candidatos deveriam, ainda, fornecer os dados necessários para a solicitação conforme descrito pelo edital do processo seletivo.
Os pedidos de isenção da taxa foram aceitos pela UEMA até 26 de maio de 2023. O resultado preliminar dos isentos será liberado no dia 30 de maio pela UEMA e os candidatos puderam enviar recursos.
Nesta sexta-feira, dia 02 de junho de 2023, a relação definitiva dos candidatos beneficiados foi divulgada no site da instituição.
A relação definitiva dos candidatos isentos do pagamento da taxa no Vestibular EaD 2023 da UEMA pode ser acessada em formato PDF pelos estudantes.
Conforme as informações divulgadas, os candidatos que tiverem o pedido de isenção negado poderão confirmar sua inscrição no processo seletivo por meio do pagamento da taxa de inscrição.
As inscrições para a edição 2023 do Vestibular EaD da UEMA estão abertas e todos os candidatos poderão se inscrever até o dia 23 de junho de 2023.
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente de forma online por meio de preenchimento do formulário eletrônico disponível no site da UEMA. No site, os candidatos deverão selecionar “EAD UEMA 2023” e prosseguir com a inscrição.
Além disso, os candidatos deverão optar por uma língua estrangeira no momento da inscrição. Existem duas opções: inglês e espanhol.
Vestibular EaD UEMA 2023: provas
Os candidatos poderão acessar o cartão de confirmação com o próprio local de prova no dia 14 de agosto de 2023. O cartão estará disponível no site do SigConcursos da UEMA.
As provas do processo seletivo serão aplicadas nas cidades em que a UEMA possui os seus polos para os cursos EaD. São elas: Alto Parnaíba, Lago da Pedra, Anapurus, Loreto, Arari, Nina Rodrigues, Bom Jesus das Selvas, Paraibano, Cândido Mendes, Penalva, Coelho Neto, Pinheiro, Coroatá, Porto Franco, Codó, Santa Quitéria, Dom Pedro, São Luís, Fortaleza dos Nogueira, Timbiras, Humberto de Campos, Viana e Imperatriz.
Os exames serão aplicados no dia 20 de agosto de 2023 e serão compostos por 44 questões de múltipla escolha (objetivas) sobre assuntos estudados ao longo do ensino médio. As questões estarão distribuídas da seguinte maneira:
Além disso, a prova será formada também por uma redação (prova de produção textual).
Segundo o edital do Vestibular EaD da UEMA, o gabarito preliminar da prova será divulgado no mesmo dia de aplicação do exame.
Vestibular EaD UEMA 2023: oferta de vagas
Por meio do Vestibular EaD 2023, a UEMA irá oferecer 1.020 vagas em três cursos com polos de ensino em 23 cidades diferentes do estado do Maranhão.
Dentre os cursos disponíveis, podemos destacar:
O resultado final do Vestibular EaD da UEMA será divulgado no dia 20 de setembro de 2023.
Mais informações sobre o Vestibular da UEMA podem ser encontradas no edital do processo seletivo.