Empresários de hotéis, pousadas, resorts e todos os tipos de hospedagem do país tiveram até às 23h59 da última sexta-feira (07/10), para participarem da Sondagem Empresarial do Ministério do Turismo (MTur).
De acordo com informações oficiais do Ministério do Turismo (MTur), a iniciativa é uma ferramenta de informações que tem como objetivo trazer as perspectivas do segmento durante o segundo semestre de 2022 e revelar indicadores relevantes, como faturamento, investimentos, demanda por serviços e números de empregados.
Para participar, os interessados preencheram um formulário on-line com duração média de três minutos. O Ministério do Turismo (MTur) destaca que as informações apresentadas são totalmente confidenciais e trazem dados sobre o desempenho dos estabelecimentos no primeiro semestre de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021.
Além disso, a iniciativa também coleta informações sobre a perspectiva de cada destino pelo olhar de quem está respondendo à consulta, com informações sobre como os viajantes se movimentam no destino turístico, a rentabilidade do setor, bem como os gastos dos turistas durante o segundo semestre do ano.
De acordo com informações oficiais do Ministério do Turismo (MTur), esta é a 2ª edição da Sondagem Empresarial. A 1ª foi realizada entre março e abril de 2022 e obteve informações dos 6 meses subsequentes.
O Ministério do Turismo (MTur) destaca que o levantamento mostrou que 6 em cada 10 estabelecimentos pretendiam realizar novos investimentos. Cerca de 28% dos empreendimentos esperavam crescimento no faturamento nos próximos seis meses.
Além disso, recentemente, o Ministério do Turismo (MTur) divulgou, ainda, o resultado da Sondagem Empresarial realizada com agências e operadores de turismo que atuam no Brasil.
De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), a pesquisa apontou a perspectiva de ampliação do número de pessoas interessadas em viajar no 2º semestre do ano, aumentando a demanda pela contratação de serviços.
Além disso, 67,7% dos empresários entrevistados demonstraram otimismo em relação ao faturamento para os meses subsequentes. Esse tipo de levantamento oficial do Ministério do Turismo (MTur) é muito importante para o setor, pois demonstra o impacto do turismo diretamente na economia.
Os dados oficiais do Ministério do Turismo (MTur), bem como de outros órgãos responsáveis, demonstram que a retomada turística é muito importante para a atividade econômica do Brasil, considerando o setor de serviços e o crescimento do empreendedorismo e, por conseguinte, da economia local.
É importante acompanhar as divulgações oficiais do Ministério do Turismo (MTur) para participar das pesquisas quando for conveniente e cabível, dadas as pesquisas direcionadas aos profissionais envolvidos no setor, bem como para acompanhar o impacto econômico diretamente exercido através do turismo de forma geral.