Quer saber tudo sobre franquias de moda? Separamos diversas opções para que você conheça o setor e ainda possa escolher quais as que mais se parecem com seu estilo e objetivos. Veja a seguir todos os detalhes e entenda mais sobre o ramo.
O setor de vestuário é um segmento do mercado financeiro que sempre se mantém em alta e é atualizado constantemente baseado nas novas tendências que surgem todos os anos, normalmente seguindo as quatro estações.
Atualmente, esse ramo vem sendo alvo de grandes investidores do mercado, principalmente por conta da sua capacidade de sobrevivência às crises e sua alta variedade de opções, podendo ser avaliadas de acordo com os melhores benefícios para cada empreendedor.
benefícios para cada empreendedor.
Outra vantagem, é que o ramo não é restrito para grandes investidores. Dessa forma, são oferecidas alternativas mais econômicas que podem se estender desde vendas diretas de produtos até modelos de negócio propriamente ditos.
O franqueado possui muitas possibilidades, podendo direcionar sua atuação para todos os públicos ou para um grupo mais focado como, por exemplo: moda feminina, masculina, infantil, de acessórios etc.
É função do franqueado arcar com os custos de instalação, de estoque e de manutenção. Entretanto, esses valores podem estar inclusos no investimento inicial cobrado pela franqueadora – e normalmente está. Dentre as opções de investimentos mais baratas, existem as franquias home based, que são lojas mais compactas, os modelos de quiosque e, ainda, o e-commerce, que não necessariamente exige um grande espaço comercial físico para a acumulação de estoque.
A ABF, Associação Brasileira de Franchising, evidenciou, em sua pesquisa anual, o bom desempenho das franquias de moda no ano de 2020, que foi um ano de muitos desafios financeiros para a maioria dos setores do ramo. Esse segmento obteve um faturamento de quase 20 bilhões de reais e manteve a sua performance no ano de 2021, com um crescimento de 2,9% de um ano para o outro.
É uma franquia do setor de vestuário especializada em moda masculina, conhecida como a marca dos artistas.
Com surgimento em 2012, iniciou no ramo de franquias em 2017, o que evidencia o seu grande sucesso no mercado. Isso porque, precisou apenas de 5 anos para consolidar o seu modelo de negócio e padronizar suas estratégias de crescimento e de alcance do público.
Você encontra diversos produtos focados na originalidade. Público-alvo principalmente jovem. As peças incluem camisetas, calças, shorts, bonés e outros acessórios da moda masculina.
Os franqueados podem investir nos modelos de quiosque, de loja física ou venda direta para o consumidor final.
O investimento inicial varia de 15 mil a 90 mil reais, dependendo do modelo de negócio escolhido. O faturamento médio, então, pode variar de 10 mil a 60 mil reais, com o prazo de retorno de 3 a 12 meses.
Focada no setor de vestuário, você encontra tudo em moda feminina e rapidamente percebe que faz sucesso com o público de classe social um pouco mais elevada.
O Canal surgiu há mais de 20 anos e já possuía muitas unidades espalhadas pelo Brasil antes mesmo de entrar no ramo de franquias, no ano de 2009. Mas, não se engane, pois as lojas sempre tiveram uma boa lucratividade durante todo esse período. Além disso, após a sua expansão como franqueadora, os seus produtos também passaram a ser vendidos em lojas multimarcas, o que acabou por popularizar um pouco mais os seus itens.
As peças incluem blusas, vestidos, saias, calçados e os mais diversos tipos de acessórios, sendo que a faixa etária do seu público-alvo costuma ser bem distribuída.
O investimento inicial varia de 290 mil a 450 mil reais. O faturamento médio gira em torno de 100 mil reais, com o prazo de retorno de 24 a 36 meses.
É uma rede de franquias de óticas, que, como o próprio nome já diz, atua no oferecimento de óculos de sol e de grau. A rede possui foco em atender as classes sociais mais baixas, mantendo os preços mais acessíveis para a população geral. Esses valores costumam variar entre R$20 e R$25, sendo esse um pré-requisito para o funcionamento da unidade de qualquer franqueado.
O Mercadão surgiu em São Paulo e está em vários pontos do país. Sendo assim é um bom alvo de investimento para o empreendedor que tem interesse em atuar em cidades pequenas.
Por fim, o investimento inicial varia de 170 mil a 250 mil reais. Por outro lado, o seu faturamento médio pode variar entre 30 mil e 60 mil reais. Já o prazo de retorno, costuma ser algo entre 18 a 24 meses.