O vestibular da Fuvest é aquele que concede acesso à USP (Universidade de São Paulo), uma das melhores universidades do país.
Dessa maneira, o vestibular é o alvo de muitos estudantes brasileiros, o que torna a prova extremamente concorrida.
Assim, se você deseja se destacar nesse vestibular, deve, com certeza, construir uma boa redação. E é justamente por isso que o artigo de hoje vai trazer dicas essenciais para que você domine a estrutura dos textos tipo Fuvest.
A Fundação Universitária para o Vestibular, mais conhecida pela sua sigla Fuvest, é uma fundação brasileira de direito privado ligada à Universidade de São Paulo, fundada em 1976 em São Paulo, cujo objetivo principal é a realização dos exames vestibulares para admissão à essa instituição.
A redação é de extrema importância na prova da Fuvest.
Nesse vestibular, a redação recebe extrema importância: para se ter uma ideia, ela compõe 12,5% da sua média total na prova.
Como acontece no ENEM e na maioria dos vestibulares o candidato deverá escrever uma dissertação de caráter argumentativo. Dessa forma, espera-se que o aluno escreva uma redação dividida em introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e conclusão.
Porém, é importante destacar que, ao contrário do que acontece no ENEM, a redação da Fuvest pede que você atribua um título à sua redação. Inclusive, uma linha é separada no topo da folha especialmente para isso.
A falta de um título pode ocasionar perda de pontos.
O edital da Fuvest estabelece alguns critérios de correção que são importantes saber para você se preparar. Vamos ver, a seguir, quais são eles:
É importante ressaltar também que a redação da Fuvest deve possuir no mínimo 20 linhas e é proibido fugir do tema proposto.