Tecnologia

Trocas de antenas parabólicas já começaram no DF

O principal desafio na implementação do 5G puro no Brasil, que trabalha na frequência de 3,5 GHz, é a operação de antenas parabólicas. Os 3,5 GHz são parcialmente ocupados por antenas parabólicas antigas que operam com sinal analógico na Banda C e, com a ativação do 5G, o sinal de TV fica comprometido.

LEIA MAIS: Operadoras ativam o 5G puro em Brasília

As pessoas com esse sinal precisarão comprar uma antena nova e um receptor compatível com a Banda Ku, para onde está sendo transferido o sinal das antenas parabólicas. Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com parabólicas antigas receberão conversores novos, que dispensarão a necessidade de comprar outras antenas. 

O programa da Entidade Administradora da Faixa (EAF), chamado de Siga Antenado, já começou a ser implementado no Distrito Federal, onde o 5G puro foi ativado esta semana. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Brasília (DF) foi escolhida para estrear a tecnologia 5G por ter um número baixo de parabólicas. Conforme os dados mais recentes da agência reguladora, existem cerca de 3,3 mil parabólicas em funcionamento no Distrito Federal. 

A primeira delas já foi trocada na última semana pela Elsys, empresa brasileira responsável pela tecnologia. A empresa fez primeira instalação gratuita da migração no País com o SATMAX 5, receptor de TV digital full HD via satélite, capaz de sintonizar canais da Banda C (a tradicional antena parabólica) e da Banda Ku (mini parabólica de chapa), iniciando a migração para o 5G. 

Melhora da qualidade do sinal

O primeiro beneficiário do Cadastro Único foi Joselito José da Silva, músico de 48 anos, que já recebeu uma parabólica digital do Siga Antenado, da EAF, a responsável pelo processo de migração das bandas no País. Ele mora com a família em Samambaia do Norte, cidade satélite do Distrito Federal, e agora pode usufruir de sua TV com imagem em alta definição e som digital, sem mensalidade e conteúdo 100% livre.  

Segundo a Elsys, o aparelho de Silva só captava dois ou três canais, com baixa qualidade de imagem e “chuviscando toda hora”. Com o novo aparelho, ele tem acesso a TV digital e um sinal sem problemas. “Não existe nem comparação. É mudar da água para o vinho, como pode se dizer. Eu e minha família ficamos muito felizes e satisfeitos com a nova imagem”, disse ele à Elsys. 

A entrada da tecnologia 5G, que trará maior conectividade e velocidade aos aparelhos eletrônicos, requer também a migração do uso da banda C para a banda Ku. Essa mudança é chamada de limpeza da faixa de radiofrequência, pois libera para as operadoras de telefonia a faixa de transmissão a ser utilizada na oferta da quinta geração de dados móveis.  

Como funciona o processo de troca

O sinal da banda C, por onde operam as antenas parabólicas, permanece funcionando até 31 de dezembro de 2025, quando será oficialmente desligado, por isso é necessária a instalação de novos receptores digitais para a continuidade da utilização da programação gratuita. Cerca de 20 milhões de famílias no país acompanham a TV aberta via antena parabólica. Desse número, estima-se que praticamente metade sejam beneficiários dos programas do Governo Federal.  

As famílias do Distrito Federal registradas no Cadastro Único já podem entrar em contato com a central de atendimento da Siga Antenado para o agendamento da instalação, pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site www.sigaantenado.com.br. A seguir, o agendamento é confirmado pela Elsys, que envia um parceiro credenciado à residência do cliente e executa a instalação a depender de dois requisitos obrigatórios: é preciso ter uma antena parabólica Banda C e ela estar em pleno funcionamento. 

Logo após a instalação, o equipamento é habilitado pelo SIGE Mobile e o técnico demonstra ao cliente a listagem de canais e todas as funcionalidades do receptor. O SIGE Mobile é um aplicativo desenvolvido pela Elsys que permite a habilitação do receptor em poucos cliques, tornando o processo mais ágil e produtivo. 

A Elsys acredita que mais de 150 famílias podem ser beneficiadas pelo programa Siga Antenado nos próximos dias.