Quem é professor certamente já se deparou com as diferentes realidades de seus alunos. Fatores externos e internos que influenciam diretamente no aprendizado, comportamento e valores no contexto escolar. Por isso que o Portal Notícias Concursos separou três dicas de filmes neste artigo para educadores, estudantes e todos que se interessam pela educação e reconhecem o valor dela na sociedade.
Além da Sala de Aula
O filme “Além da Sala de Aula”, baseado em fatos reais, retrata a história de uma professora recém-formada que começa a lecionar para crianças de rua em um galpão improvisado de um abrigo. É nesse ambiente que ela compreende a história de cada estudante, seus desejos, medos, dificuldades e sonhos.
É um filme que traz uma reflexão muito importante sobre o papel do professor, que vai além da sala de aula e do puro ensinamento de disciplinas e regras. Ele evidencia que o educador pode transformar a vida de pessoas, transmitindo noções de ética, cidadania, empatia; e que os estudantes precisam ser entendidos como seres em constante evolução.
Do ponto de vista pedagógico, o longa também mostra o processo de ensino-aprendizagem, as intervenções que deram certo ou não.
Como Estrelas na Terra
As letras dançam na cabeça do pequeno Ishaan Awasthi, de 9 anos de idade. Sua dificuldade para aprender é interpretada pela família, professores e diretores como preguiça e indisciplina. Ele já repetiu uma vez o terceiro período e corre o risco disso acontecer de novo.
Mas a vida do garoto muda depois que um novo professor de artes, chamado Nikumbh, é contratado e aplica uma metodologia de ensino diferente. O educador descobre em Ishaan o talento para as artes, as habilidades adormecidas e a possibilidade do próprio menino construir seu caminho de conhecimento e liberdade.
O filme “Como Estrelas na Terra” aborda a educação, o transtorno de aprendizagem, a empatia, a solidariedade e a importância de se discutir a definição de inteligência e diferenças entre as pessoas.
O Grande Desafio
“Não, o tempo para a justiça, o tempo para a liberdade e o tempo para a igualdade é sempre, e sempre é agora!”
Esta é uma das frases do filme “O Grande Desafio”, que recomendamos a todos os apaixonados pela educação a assistirem. O longa, inspirado em fatos reais, aborda temas complexos e atuais como racismo, discriminação, preconceito, e também o poder da defesa de ideias, da argumentação e, claro, da educação.
O protagonista, Melvin B. Tolson (interpretado por Denzel Washington), é um professor que forma um grupo de alunos na histórica faculdade negra Wiley College, no Texas, para colocar sua equipe para enfrentar um debate com a Universidade de Harvard, tradicionalmente composta por estudantes brancos.
O filme é uma ótima oportunidade para reflexão, motivação escolar e pedagógica. Afinal, “no debate, suas armas são as palavras”.
Gostaram das dicas? Assistam e depois nos contem aqui o que acharam dos filmes.