O concurso unificado pode ter a presença do TRE DF ( Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal). Antes o órgão tinha negado, agora passou a considerar a decisão.
Para o TRE do Distrito Federal, as oportunidades serão para formação de cadastro reserva, uma vez que as vagas serão oferecidas após futuras aposentadorias ou exoneração de servidores.
Declaração do TRE DF
Em nota, o órgão disse:
” A chefia da Seção de Seleção, Lotação e Avaliação de Desempenho (SESAD) deste Tribunal informou que o TRE-DF pretende aderir ao concurso do TSE.
Quanto ao quantitativo de cargos a serem providos ainda não sabemos precisar, uma vez que as vacâncias deverão ocorrer de futuras aposentadorias ou exoneração de servidores para posse e exercício em outro cargo público, que ocorrerão à época do concurso.
Em razão disso, as vagas do concurso para TRE-DF provavelmente deverão ser destinadas a um cadastro reserva”
A preparação do certame unificado vem sendo estudado desde 2021. O edital funciona na seguinte forma: Um mesmo documento oferta vagas para os órgãos que previamente manifestaram interesse em ofertar oportunidades.
Concurso TSE Unificado – lista de TREs
Além do TSE, 25 Tribunais Regionais Eleitorais demonstraram interesse no certame. Confira a lista abaixo:
- TRE SC
- TRE PI
- TRE CE
- TRE RJ
- TRE SP
- TRE MT
- TRE TO
- TRE RO
- TRE SE
- TRE PB
- TRE MS
- TRE GO
- TRE MG
- TRE ES
- TRE AC
- TRE RS
- TRE MA
- TRE AL
- TRE RN
- TRE AP
- TRE PR
- TRE AM
- TRE BA
- TRE RR
- TRE PE
A Portaria TSE nº 328/2021 afirma que serão analisadas as disponibilidades orçamentárias para realização do certame e quantidade de vagas.
O último edital unificado aconteceu em 2006 e ofertou mais de 800 vagas. As oportunidades foram para os seguintes órgãos:
- Tribunal Superior Eleitoral – 280 vagas;
- Tribunal Regional Eleitoral do Acre – 6 vagas;
- Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro – 435 vagas;
- Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia – 56 vagas;
- Tribunal Regional Eleitoral de Roraima – 24 vagas.
De responsabilidade da Cebraspe, as vagas foram para os cargos de técnico judiciário (então de nível médio) e analista judiciário (nível superior).