Palavras como essas, ou seja, que possuem grafias diferentes, significados diferentes, mas pronúncias iguais, são denominadas de homófonas. É muito comum que os estudantes sintam certa dificuldade no momento em que precisam utilizar “traz” ou “trás”.
Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com as principais dicas sobre os usos e as funções das duas expressões.
“Traz”, escrito sem acento e com a letra Z no final, é a conjugação do verbo “trazer” na terceira pessoa do singular e no presente do indicativo. Essa expressão significa, portanto, alguém que “traz”, “transporta” ou “carrega” alguma coisa.
Vamos observar alguns exemplos para que essa definição fique mais clara:
Trás, palavra escrita acento agudo na letra A e que termina com a letra S, se refere à posição em que alguém ou algo se encontra.
É muito comum que essa expressão, quando utilizada em uma determinada frase, apareça acompanhada por uma preposição, sendo as mais comuns “de”, “para” e “por”. Nesse caso, “trás” e a preposição formam uma locução prepositiva, gerada a partir da junção de duas palavras que passam a ter função de preposição.
Vamos observar estes exemplos:
Agora que você já conhece os usos e as funções das palavras “traz” e “trás”, resolva este pequeno exercício para colocar os seus conhecimentos em prática. As respostas podem ser encontradas no final do artigo.
Respostas: 1 – traz / 2 – trás / 3 – traz / 4 – trás / 5 – traz.