Notícias

Transformação digital: encontros temáticos na área de ensino

Transformação digital no ensino é assunto de reuniões temáticas, de acordo com informações da Secretaria-Geral. 

Transformação digital: encontros temáticos na área de ensino

A Presidência da República, o Ministério da Economia e o Ministério da Educação promovem encontros temáticos voltados para a transformação digital da área de ensino. Reuniões começaram nesta terça-feira (10/5).

Conforme informações oficiais, em maio, a Secretaria Especial de Modernização da Secretaria da Secretaria Geral da Presidência da República, em parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação realizarão uma série de reuniões temáticas voltadas para a transformação digital de universidades e institutos federais de ensino. 

Conhecimento compartilhado

O objetivo é possibilitar que reitores, gestores de Tecnologia da Informação, pontos focais dos Planos de Transformação Digital das Instituições da Rede Federal, editores de serviços dessas instituições no Gov.br e outros interessados compartilhem conhecimentos sobre o tema, tirem dúvidas e conheçam soluções da plataforma Gov.br que impulsionam a digitalização de serviços.

A Secretaria-Geral informa que atualmente há 61 Planos de Transformação Digital pactuados com a Rede Federal de Ensino e a Rede já conta com mais de 100 serviços transformados na plataforma Gov.br.

O público e os processos digitais

Durante os encontros, o público terá oportunidade de visualizar de maneira mais aprofundada como realizar a transformação digital na prática. Serão detalhados, por exemplo, como a instituição de ensino pode formalizar um plano de transformação digital e como realizar o cadastro de serviços no Gov.br. 

Soluções tecnológicas

Além disso, será possível conhecer os benefícios da integração das soluções tecnológicas disponíveis na plataforma – como o login único e a assinatura eletrônica – aos serviços educacionais, destaca a Secretaria-Geral.

A reunião ocorrerá de forma on-line, por meio da plataforma Teams, não sendo necessária inscrição. A abertura ficará a cargo da secretária-adjunta da SGD/ME, Luanna Roncaratti.

Apoiadores

Conforme informa a Secretaria-Geral, o ciclo de reuniões temáticas conta também com apoio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); do Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (CGTIC); do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); e do Fórum de Tecnologia da Informação dos Institutos Federais de Tecnologia (Forti).

Programação completa

Ciclo de reuniões temáticas – transformação digital na área de ensino

Próximas reuniões:

19/5 – Plano de Transformação Digital | 14h- 15h

24/5 – Qualidade dos Serviços e Avaliação de Satisfação | 10h-11h

26/5 – Login único, Assinatura Gov.Br e PagTesouro | 10h – 11h

31/5 – Segurança e Privacidade | 10h – 11h

A Secretaria-Geral informa que o link para participação do Ciclo de Reuniões é o seguinte: https://bit.ly/3kQUrnv. A transformação digital é um tema atual e dinâmico, sendo um assunto importante para a sociedade de forma geral.