Seja nas mídias sociais profissionais, ou até mesmo na televisão, muito se ouve falar do tal “trabalhar com um propósito“. As pessoas costumam dizer isso para motivar umas as outras, mas, na prática, talvez nem todos saibam o que isso, de fato, quer dizer.
Inclusive, deixamos aqui um questionamento: você sabe o que é trabalhar com foco em um propósito? Se ainda não, acompanhe o nosso conteúdo e venha refletir com a gente sobre o assunto!
Trabalhar com um propósito é trabalhar com um grande objetivo. É enxergar valor naquilo que é feito todos os dias. Você percebe que tem uma verdadeira “missão” no seu trabalho, e coloca isso como um caminho que será seguido com afinco. O propósito nada mais é do que a meta que damos para a nossa atuação profissional.
Normalmente esse propósito está relacionado com questões emocionais e que tenham alguma conexão com a história de vida da pessoa. É o caso de médicos que trabalham com o propósito de salvar vidas pois sabem o quanto uma vida é importante para tantas pessoas; é o caso de psicólogos que visam auxiliar seus pacientes pois querem um mundo com mais saúde mental; e assim por diante.
O propósito, normalmente, pode ser complexo. Não necessariamente você conseguirá descrevê-lo em poucas palavras, de uma hora para outra. Ele pode exigir uma autoanálise profunda e bem pensada, a fim de ser descrito de uma maneira efetiva.
Entendido o que é trabalhar com um propósito, vem outra dúvida: Por que as pessoas falam tanto desse propósito? Quais os motivos pelos quais devemos ter esse tipo de propósito em nossas vidas? A resposta, na verdade, pode ser bem subjetiva. Porém, alguns pontos podem ser levantados para que possamos analisar isso com mais clareza. Veja as nossas considerações:
Agora, finalizamos este conteúdo com uma abertura à reflexão: você tem trabalhado com foco em algum propósito? Ou simplesmente tem levado o trabalho no piloto automático? Pensar sobre o assunto pode nos ajudar a visualizar um futuro mais promissor ou, então, a colocar em prática novas ações para impulsionar a nossa carreira. E tudo isso, no longo prazo, pode resultar em conquistas interessantes.
Bom crescimento profissional!