O sucesso do investidor é multifatorial, por isso, para entrar no mercado de investimentos é importante considerar a volatilidade da economia e ter cuidado com golpes e fraudes que ocorrem na internet.
A popularização do mercado de investimentos é oriunda de muitas ações voltadas para essa finalidade, no entanto, é importante ter atenção com golpes que ocorrem na internet, principalmente, quando se é um novo investidor.
Tenha cuidado com promessas de riqueza rápida, principalmente quando uma pessoa física se disponibiliza para intermediar todo o seu processo de investimento, sem muitos detalhes. Ou ainda, tenha cuidado com alguma empresa de origem duvidosa que prometa riqueza rápida com um retorno de investimento muito elevado em pouco tempo.
Por isso, é aconselhável que o novo investidor conheça a economia e sua volatilidade, pois ao entender a economia e como sua volatilidade impacta diretamente o mercado de investimentos, poderá questionar esse tipo de oferta de maneira orgânica.
Sendo assim, busque informações em plataformas confiáveis e oficiais, como a Bolsa de Valores do Brasil (B3), o Banco Central do Brasil (BCB) e bancos tradicionais e fintechs, como Itaú, Santander, Bradesco, Nubank, Banco Inter, Neon etc.
Considere suas particularidades durante o seu planejamento, já que são muitas as opções. No entanto, é importante que as opções escolhidas façam sentido dentro da sua objetividade.
Especialistas em finanças aconselham que os investidores diversifiquem o máximo possível e nunca invistam todo o valor disponível em uma única opção. Por isso, considere a renda fixa como uma maneira segura de iniciar o seu processo e diversifique dentro de suas possibilidades.
Assim sendo, considere objetivos específicos para direcionar o seu processo, sendo assim, questione fatores relevantes, como:
Dentre outros pontos que sejam relevantes dentro do seu processo financeiro. Sendo assim, se mantenha atualizado e tenha cuidado com golpes para que a sua entrada no mercado de investimentos seja segura e rentável.