A migração pendular ocorre diariamente através da movimentação de pessoas no trajeto de ida e volta de uma cidade para outra.
Ela acontece principalmente em grandes metrópoles e regiões próximas. As principais causas para a migração pendular ocorrer são o estudo e o trabalho.
O movimento que ocorre todos os dias não é uma migração de fato, visto que os indivíduos retornam para suas casas, ou seja, é uma mudança temporária e não definitiva.
Ela ocorre entre cidades, estados e até mesmo países em locais de fronteiras onde os trabalhadores deslocam-se de um país para o outro.
Várias causas estão ligadas a migração pendular, podemos citar, entre elas:
Processo relacionado ao crescimento das cidades, corroborando para a concentração massiva de pessoas em regiões metropolitanas.
Identificada pela discriminação de pessoas ou grupos sociais por motivos econômicos, culturais, sociais, entre outros.
Caracterizada pela modernização e ampliação do transporte entre a metrópole e a região metropolitana, sendo possível os longos trajetos diários.
As instituições de ensino em grande parte se concentram nos grandes municípios, obrigando os alunos de cidades próximas realizarem o movimento pendular.
A presença de grandes empresas (comércios e indústria), faz com que diversos trabalhadores saiam de suas cidades em busca de trabalho nos grandes centros.
Por conta do preço alto de aluguéis e o custo de vida elevado como um todo em grandes cidades, muitos indivíduos resolvem morar em cidades próximas com custo de vida menor.
O movimento pendular é responsável por provocar várias consequências. Por exemplo:
E então, gostou de saber um pouco mais sobre a migração pendular?
Não deixe de ler também – Segunda Guerra Mundial: 10 fatos que podem ser cobrados no ENEM.