No dia 14 de agosto, o TJGO (Tribunal de Justiça de Goiás) publicou edital de novo concurso público. Trata-se de seleção com 52 vagas para o cargo de Juiz Substituto, que exige nível superior de formação, com graduação em Direito. Além disso, a função também conta com outras exigências a que o candidato deverá comprovar o devido cumprimento.
Junto das vagas imediatas, ainda, o concurso também terá a formação de cadastro de reserva. Isto é, de forma que os candidatos com aprovação poderão ser convocados de acordo com a necessidade do órgão, enquanto o concurso for vigente.
Desse modo, os que desejam concorrer a estas oportunidades devem se inscrever entre 21 de agosto e 04 de outubro, ou seja, pouco mais de um mês.
Veja também: Concursos federais poderão ter prova unificada
Entenda melhor como será o certame do TJGO, logo abaixo.
O edital do TJGO oferta um total de 52 vagas para o cargo de Juiz Substituto, sendo:
Ademais, antes de qualquer coisa é importante que o candidato tenha ciência de todos os critérios do cargo para, assim, compreender se os cumpre. Nesse sentido, o cargo de Juiz Substituto do TJGO exige:
Tratam-se de critérios mais rígidos que muito concursos, contudo, se destina a um cargo com excelentes condições de trabalho. Isto é, visto que o edital aponta um salário de acordo com Lei Federal nº 14.520/2023, o que, atualmente, representa R$ 30.617,25.
Além disso, esta função também tem direito a:
Desse modo, os percentuais de pagamento da GIF são:
Portanto, aqueles que se aprovarem no certame ocuparão um excelente posto.
Considerando que se trata de uma função de alto grau de responsabilidade e importância no sistema judiciário, o processo seletivo para Juiz também é mais rígido.
Assim, o concurso do TJGO terá as fases de:
Veja também: Inmetro terá novo concurso em outubro
Portanto, o candidato deve se atentar às seguintes hipóteses de eliminação:
Dessa forma, é muito importante ler todo o edital para compreender as demais regras do certame.
A primeira etapa do concurso do TJGO para Juiz será no dia 17 de dezembro de 2023, na cidade de Goiânia/GO, de 13h às 18h.
Assim, esta consistirá em 100 questões de múltipla escolha, da seguinte forma:
Desse modo, terá habilitação aquele que obtiver, ao menos, 30% de acerto em cada bloco e média final de 60% do total.
É necessário, portanto, que o candidato confira o conteúdo programático que se encontra no edital, de forma a se preparar para os temas que serão abordados no exame.
Além disso, o candidato também deverá se habilitar e se classificar nas próximas fases, até conseguir ter a aprovação final. Apenas aqueles que passarem em todas as etapas e cumprirem os demais requisitos do edital poderão investir no cargo.
Aqueles que desejam concorrer às 52 vagas de Juiz Substituto do TJGO devem se inscrever preliminarmente até o dia 04 de outubro. Assim, é necessário acessar o site da banca examinadora, ou seja, da FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Na plataforma, o candidato poderá ler o edital na íntegra, o que é muito necessário a fim de entender todas as regras e exigências. Além disso, é no site que o candidato poderá clicar em “Inscreva-se” a fim de se aplicar ao processo seletivo.
Nesse sentido, o candidato deverá se cadastrar e preencher todo o formulário de inscrição com suas informações, conferindo se todos os dados estão corretos.
Por fim, é necessário pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 306,17, até o dia 05 de outubro.
Veja também: Câmara dos Deputados abre novo concurso com 749 vagas
Já neste momento será necessário declarar que:
Então, depois de se aprovar na segunda etapa da seleção, haverá a inscrição definitiva.