Durante a nossa vida, podemos nos deparar com diversos tipos de autossabotagem. Cada situação cotidiana pode apresentar algo, e se não tivermos um olhar crítico, podemos cair no erro de nos deixar levar pela sabotagem.
Por isso, neste texto nós visamos apontar alguns tipos de sabotagem recorrentes e que podem estar estagnando alguns planos em sua vida. Vamos refletir juntos?
Vale ressaltar que os tipos de autossabotagem não são finitos. Eles podem aparecer de diversas maneiras, nos mais diversos contextos. Por isso devemos sempre avaliar as nossas atitudes a fim de ponderar sobre a possibilidade de a sabotagem estar operando. Veja alguns exemplos:
A procrastinação é um dos tipos de autossabotagem mais conhecidos. Aparece de maneira silenciosa e adia planos, todos os dias.
Dizer “sim” pra tudo pode sobrecarregar a saúde física e mental.
Acreditar que é autossuficiente e que não precisa delegar funções pode lhe impedir de ter resultados mais positivos no dia a dia.
Ter o costume de nem tentar, por se sentir insuficiente, também é um tipo de sabotagem.
Você te um olhar nocivo sobre todas as suas tentativas e desejos? Pense sobre isso.
Há quem nem tente atingir um sonho por acreditar que ele é impossível. Será que você tem feito isso com os seus objetivos?
O vitimismo pode minar a saúde de qualquer pessoa. Pare e pense nas vezes que você se sentiu vítima, ao invés de se sentir uma pessoa ativa que pode mudar a sua própria situação.
Você sabia que essa cultura de “não desista nunca de algo” pode ser perigosa? Afinal, se uma situação já ficou comprovada de que não dará certo, pra quê insistir em um erro que machuca?
Errado! Não é porque você conquistou algo positivo que deve parar de estudar, crescer e se desenvolver, não acha? Imagine se disséssemos que uma criança não precisa aprender mais porque foi bem em uma matéria…
Esse é um dos tipos de autossabotagem que mais põe em risco a saúde e o bem-estar de uma pessoa. Embora, sim, seja verdade que vamos morrer de qualquer jeito, pra quê acelerar esse processo, e ainda, expor o corpo a potenciais doenças só por isso?! Afinal, isso pode gerar sofrimento antes da morte. Cuide-se!
Sim, não vamos levar nada. Mas isso quer dizer que você não deve pensar no seu futuro, na sua felicidade e nos seus sonhos? Claro que não! Saúde financeira também é importante, assim como o bem-estar e a felicidade no aqui e agora. Equilíbrio é tudo. 😉
Este é outro tipo de autossabotagem que põe em risco a saúde física e mental, gerando comportamentos impulsivos que promovem arrependimentos mais tarde. Será que vale à pena e convém fazer tudo que temos vontade? E o depois, como fica?
Você se identificou com algum dos tipos de autossabotagem? Tem mais exemplos em mente? Comente aqui embaixo!