Mark Zuckerberg, dono da Meta, responsável pelas plataformas Facebook, Instagram e Whatsapp, fez um anúncio na última quinta-feira (06/07), sobre o lançamento do Threads, rede social que deve competir diretamente com o Twitter. Em menos de 24 horas, cerca de 30 milhões de usuários aderiram ao novo serviço.
Todavia, o lançamento do Threads se deu alguns dias depois que o Twitter anunciou um limite temporário sobre a leitura de suas postagens. Vale ressaltar que a rede social foi comprada no ano passado pelo bilionário Elon Musk. O megaempresário fez várias críticas sobre a nova plataforma criada pela equipe do Instagram.
De fato, Musk diz que o Threads oferece uma falsa felicidade a seus usuários. A nova rede social se parece bastante com o Twitter, Bluesky, e o Mastodon. Deve-se observar que a plataforma possui uma conexão com o Instagram. A equipe a classificou como um espaço de atualizações em tempo real e conversas públicas.
Analogamente, o Threads sustenta um limite máximo de até 500 caracteres. É possível postar conteúdos midiáticos como links, fotos e vídeos de até cinco minutos. Através da nova rede social, os usuários poderão curtir, comentar e compartilhar o que seus contatos publicam diretamente na plataforma.
Todavia, o novo Threads, permite aos seus usuários responder as postagens de outras pessoas, além de poder compartilhar o que elas escrevem e colocar um comentário relacionado à publicação. Ele é parecido com o Twitter, com a exceção de que ela não possibilita a visualização apenas dos posts que a pessoa segue.
De fato, a plataforma também não possui uma área em específico, para a divulgação dos trending topics, recurso que apresenta os conteúdos mais comentados na rede social. Ademais, a Meta afirmou em uma nota, que essas ferramentas deverão ser incorporadas no Threads em um momento oportuno.
A princípio, podemos dizer que o Threads é uma ferramenta do Instagram, que foi desenvolvida pela Meta, companhia do bilionário Mark Zuckerberg. Ele ficou conhecido em todo o mundo por ter criado o Facebook. Atualmente, sua fortuna está avaliada em US$104 bilhões, ou seja, cerca de R$500 bilhões.
Essa informação foi divulgada recentemente pela revista Forbes. Deve-se observar, que, como falado anteriormente, Zuckerberg também é o dono do Whatsapp, e da empresa de realidade virtual Oculus. Aliás, ele foi o primeiro usuário do Threads. Para entrar na nova rede social, é preciso fazer o download do aplicativo oficial.
O novo aplicativo está disponível para aparelhos com sistema operacional Android e iOS. Depois de baixar o app, o usuário deve então entrar com a sua conta do Instagram. Isso quer dizer que para ter acesso à nova plataforma, é preciso ter uma conta no Instagram, ou seja, as duas redes sociais da Meta estão interligadas.
A princípio, para o usuário postar algum conteúdo no Threads, ele deve selecionar o ícone de um lápis que fica na parte inferior da tela do aparelho celular. Em seguida, ele pode escrever seu post, e se preferir, clicar no ícone de um clipe de papel para dessa maneira, publicar fotos ou vídeos na galeria da nova rede social.
Os usuários do Threads também poderão publicar mais de uma postagem ao mesmo tempo, clicando em “Adicionar à thread”. É possível escolher os contatos que poderão responder à sua mensagem. Ou seja, seus seguidores, perfis que seguem na rede social e pessoas selecionadas. Depois é só clicar em “Publicar”.
Primeiramente, é necessário ter em mente que o perfil do Threads se conecta ao do Instagram. Por essa razão, se o usuário da nova rede social excluir sua conta, ele apagará automaticamente, as suas fotos. De acordo com o Instagram, sua equipe está procurando desenvolver uma maneira de desvinculá-las.
Desse modo, espera-se que, em breve, seja possível apagar uma das contas, sem que afete as publicações correspondentes nas outras plataformas. No momento os usuários do Threads podem esconder suas contas, eles podem desativá-las. Para isso, o usuário deve abrir o novo aplicativo, e tocar em seu perfil. Depois, clicar em “Configurações”.
As configurações da plataforma ficam no canto superior direito da tela. Em seguida, é preciso clicar em “Conta” e “Desativar perfil”. Em conclusão, o usuário então deverá clicar em “Desativar perfil no Threads”. Depois desse passo a passo, a rede social estará então desativada. Espera-se ainda que ela passe por algumas mudanças.