Na última segunda-feira (2), o novo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), publicou no Diário Oficial da União (DOU) a Medida Provisória (MP) nº 1.155. O texto determina o valor de R$ 600 aos beneficiários do Bolsa Família, além de um adicional de R$ 150 para as famílias com crianças de até seis anos de idade.
A princípio, as 21 milhões de famílias vulneráveis que já são atendidas pelo Auxílio Brasil, serão mantidas na folha de pagamento do novo Bolsa Família. A MP também traz algumas mudanças para o programa social, todavia, é importante frisar que as medidas são temporárias até que nova Lei do Bolsa Família seja publicada.
A medida também traz informações sobre do Vale-Gás. Em 2023, os beneficiários do Bolsa Família continuarão recebendo o benefício, no entanto, haverá um reajuste no pagamento, que volta a equivaler a 50% da média nacional de preços do botijão de gás de 13 kg. O primeiro depósito do ano ocorre em fevereiro.
Confira as seguir as principais mudanças no Bolsa Família 2023.
A seguir, confira as principais mudanças referentes ao Bolsa Família com relação ao Auxílio Brasil:
Além disso:
Faltando poucos dias para para a virada de ano, o Ministério da Cidadania publicou o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil. No entanto, embora o país esteja sob nova direção, não há informações sobre a possibilidade de alteração da metodologia de repasses do benefício.
Sendo assim, veja as datas de pagamento de janeiro a seguir: