O texto injuntivo é um tipo de texto que tem como objetivo instruir, recomendar e aconselhar.
Os tipos textuais aparecem com grande frequência nas principais provas do país, tanto no formato de questões de português quanto como redação.
Assim, é fundamental que você domine a definição e as principais características do texto injuntivo.
Também chamado de texto instrucional, o texto injuntivo tem como objetivo explicar para alguém a forma de realizar alguma coisa. Ou seja, ele é um texto informativo e de instrução, que instrui o leitor e fornece à ele informações pertinentes sobre algo.
Podemos citar como alguns exemplos de texto injuntivo: receitas, bulas, editais, propagandas, manual de instrução e instruções de montagem.
O texto injuntivo deve ser escrito com o uso de uma linguagem clara e precisa, que consegue ser direta e informar o leitor de maneira concisa, sem subjetividade. Evite utilizar grandes parágrafos e grandes ou complexas argumentações nesse tipo de texto.
Vamos conferir, a seguir, algumas das principias características desse tipo de texto:
Em relação à linguagem, o uso de verbos no imperativo é comum a todas as modalidades de textos injuntivos. Em receitas, por exemplo, é comum o uso de palavras como “misture”, “reserve” e “bata” (todas no modo injuntivo) . Em bulas de remédio, por sua vez, há a indução a consumir o conteúdo. Essa é realizada por meio de verbos no imperativo como “tome” ou “beba”.
Os manuais de instrução, por sua vez, utilizam termos como “aperte”, “coloque” ou “monte”. As propagandas, embora usem uma linguagem menos objetiva, fazem o uso de “vista”, “prove” e “experimente”.
Devemos destacar que os textos injuntivos não possuem uma estrutura definida. Assim, essa pode ser realizada de diferentes maneiras, principalmente de acordo com a modalidade do texto.