Você sabe o que é, realmente, ter um dia produtivo? Conseguiria descrever um dia produtivo para nós, ou teria dificuldades para isso?
Neste texto, discutimos sobre o que é produtividade e como podemos saber que o nosso dia realmente é produtivo. Acompanhe as nossas reflexões e venha conosco pensar um pouco mais sobre esse agente tão importante na rotina de cada um: a produtividade.
A produtividade, de maneira geral, está relacionada à eficiência do trabalho/estudo e o tempo que é empregado para tal resultado. Isto é, ela não se associa com uma carga intensa de atividades intermináveis, mas, sim, com a organização de demandas bem priorizadas e entregues em um tempo hábil, garantindo qualidade, agilidade e eficiência.
Logo, uma pessoa que trabalha 16 horas por dia pode ser menos produtiva do que uma que trabalha só 8. Sabe por quê? Porque a pessoa que trabalha mais pode, apenas, estar ocupando um tempo maior para fazer exatamente as mesmas coisas que a pessoa com expediente de 8 horas faz. Acontece que uma se organiza de modo eficiente e é produtiva, enquanto a outra não sabe priorizar, sobrecarrega a agenda e, consequentemente, não consegue manter a sua produtividade como gostaria.
É a produtividade que nos ajuda a encontrar os melhores métodos e caminhos para executar um determinado trabalho, focando sempre em resultados mais promissores, ao mesmo tempo em que se otimiza o tempo e a mão de obra empregados em tal produção.
Pensando no conceito que apresentamos acima, pense um pouquinho: o que é, de fato, ter um dia produtivo? O que você caracterizaria como um dia produtivo em sua rotina de trabalho e estudos?
Bem, existem alguns pontos que podemos observar para avaliar se realmente estamos sendo produtivos ou, apenas, estamos “apagando incêndio atrás de incêndio” no dia a dia. Veja:
Esses são apenas alguns dos questionamentos que podemos levar em conta na hora de pensar no que é ter um dia produtivo.
Sendo assim, devemos parar de romantizar o excesso de trabalho e a rotina exaustiva como se isso fosse o verdadeiro conceito de produtividade.
Produtividade é eficiência, resultados de qualidade, otimização de tempo, redução de custos e de investimentos – de pessoas e de dinheiro – para atingir uma performance que foi planejada e posta como meta. Dito de outro modo, não é correr contra o tempo ou tentar “fazer milagre” para concluir o que deve ser feito. Pense nisso!
Veja também: Os riscos da romantização das rotinas corridas