Você já não sabe mais o que fazer para ter mais interesse nos estudos? Se sente estagnado no seu dia a dia de estudante, e parece que nada tem dado certo? Primeiramente, não se desespere!
É muito comum passarmos por fases de desinteresse nos estudos, especialmente se estivermos diante de uma tarefa difícil. Porém, existem algumas medidas e formas de se organizar que podem minimizar esse tipo de problema.
Para lhe ajudar nessa empreitada, fizemos este conteúdo com algumas dicas interessantes sobre o tema. Acompanhe.
Antes de qualquer coisa, não queira se transformar em uma pessoa apaixonada por estudos da noite para o dia. Não é assim que a nossa mente funciona.
Você até pode seguir dicas para aprender a gostar de estudar, mas isso não quer dizer que essa consequência será imediata. É preciso paciência, comprometimento e dedicação.
Tendo isso em mente, considere os apontamentos abaixo como um ponto de partida. Ou seja, coloque-os em prática e vá moldando a sua rotina de estudos até encontrar algo interessante para você.
Lembre-se, precisamos nos basear em quem somos, e não apenas em dicas prontas, ok?
Esclarecido isso, vamos às sugestões:
Você estuda para quê e por quê? Já parou para pensar nisso?
Quais são os motivos que regem o seu foco nos estudos?
Se você não possui nenhum propósito, pode ser que este seja o problema. Afinal, como ter mais interesse nos estudos se você estuda para “nada”? Pois é!
Por isso, comece a pensar nos motivos pelos quais os estudos fazem parte da sua vida. Você quer trabalhar com algo específico? Quer uma vida melhor? Quer reconhecimento? Pense sobre o assunto e descubra o seu propósito.
Vá construindo uma escadinha rumo ao seu propósito. Ou seja, não basta visualizá-lo lá no topo, é preciso saber quais são os passos para chegar até lá.
Avalie cada degrau que você deverá subir e estabeleça pequenas metas dessa maneira. Assim você sentirá mais motivação para concluir um passo de cada vez, sem se sentir sufocado com o excesso que o futuro pode representar.
Foque em estudar aquele conteúdo mais difícil primeiro. Pois se você fizer o mais fácil, na hora de estudar o mais complicado poderá ter gasto toda a sua energia mental. Portanto, cuidado! Estabeleça uma coerência que mantenha o seu foco.
Tenha uma rotina de estudos e foque em apenas segui-la. Ou seja, nada de deixar a mente criar desculpas: se chegou a hora de estudar, levante e faça! Simples assim.
Estudar com amigos pode fazer com que você consiga ter mais interesse nos estudos. Afinal, a atividade se torna mais divertida e promissora, não acha?
Busque fontes que sejam interessantes para você. Assista aulas, ouça podcasts, leia textos na internet, enfim. Não fique preso apenas ao material didático. 😉