Conseguir ter boa comunicação em reunião online é primordial para que as conversas virtuais aconteçam com mais coesão e clareza. Até porque, embora existam ferramentas excelentes para esse tipo de reunião, a verdade é que algumas condutas podem atrapalhar os resultados.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem ser úteis na hora de estabelecer uma postura mais positiva nas suas reuniões. Confira!
O respeito e a escuta ativa são peças-chave para ter boa comunicação em reunião online. O respeito se envolve com ter paciência e aguardar o raciocínio do colega. Já a escuta ativa ajuda a compreender determinados assuntos, deixando de lado os nosso pré-conceitos.
Por isso, sequer listamos esses dois pontos na lista abaixo, uma vez que eles são essenciais em qualquer espaço de comunicação, ok?
Dito isso, vamos às dicas para ter boa comunicação em reunião online:
Uma coisa que pode atrapalhar – e muito – uma reunião online é o ato de manter o microfone ligado, mesmo quando não está falando.
Afinal, todos os ruídos do ambiente poderão ser detectados pelo microfone, atrapalhando a fala dos colegas de trabalho. Cuidado com isso, ok?
O botão de “levantar a mão” garante que você não interrompa a fala do outro e tenha o seu momento de apresentar uma ideia, sem desrespeitar ninguém. Use-o quando necessário.
Não interrompa a fala do outro. Use a dica que demos acima para ter boa comunicação em reunião online. Caso contrário, as pessoas poderão se sentir incomodadas e, inclusive, poderão ignorar o que você tem a dizer.
Verifique os seus equipamentos com antecedência. Se possível, teste o seu microfone em uma reunião prévia com algum amigo, apenas para ter certeza de que tudo está funcionamento bem.
Afinal, é muito incômodo se reunir com alguém que está com problemas no microfone, concorda?
As suas expressões faciais, palavras usadas, roupa vestida, entre outros pontos, devem ser iguais aos que você selecionaria em uma reunião presencial. Isto é, cuidado para não fazer expressões faciais de “desprezo” ao colega, e tampouco vista-se de maneira desleixada.
O delay pode atrapalhar um pouco. Por isso, para ter boa comunicação em reunião online, lembre-se de que ele existe! Portanto, verifique e analise quanto tempo de delay há na reunião, avise os colegas quanto a isso e respeite esse tempo para poder falar o que lhe é pertinente.
Cuidado para não falar muito rápido. Às vezes, o entendimento poderá ser muito ruim se você falar muito rápido ou com um tom de voz muito baixo. Se perceber que as pessoas estão um pouco “perdidas” enquanto você fala, considere fazer perguntas sobre o que está sendo dito, além de questionar se elas estão compreendendo. Assim, você terá um “termômetro” sobre a sua comunicação.