Uma excelente oportunidade para quem tem nível fundamental. Ministério Público abre vagas com salários de quase R$ 4 mil.
Veja como se inscrever e demais requisitos.
Vagas para nível fundamental
As chances são para secretário auxiliar e está com inscrições abertas. São oferecidas duas vagas, sendo uma reservada para pessoas com deficiência.
Salários e benefícios
Este cargo, que requer ensino fundamental completo, oferece um salário inicial de R$ 3.910,20, além de benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio-creche.
A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
As chances são para Goiás, na comarca de Itaberaí.
Sobre o cargo de nível fundamental
O cargo de secretário auxiliar no Ministério Público do Estado de Goiás desempenha um papel crucial na operação administrativa da instituição.
Responsável por diversas tarefas de suporte, o secretário auxilia na organização de documentos, na manutenção de arquivos, na elaboração de relatórios simples e no atendimento ao público.
Além disso, é essencial na gestão da agenda de compromissos dos membros do MP, assegurando que todas as atividades ocorram de forma organizada e eficiente.
O trabalho envolve também o apoio operacional às diferentes áreas do Ministério Público, garantindo que todos os procedimentos estejam alinhados com as normas internas e a legislação vigente.
A comunicação interna e externa também faz parte das responsabilidades, facilitando o fluxo de informações entre os departamentos e atuando como ponto de contato para o público externo e outras partes interessadas.
Provas nível fundamental
As provas estão marcadas para 13 de outubro em Itaberaí e serão compostas por 50 questões de múltipla escolha, duas perguntas discursivas e uma redação.
Conteúdos nível fundamental
Os conteúdos abrangem língua portuguesa, matemática, história do Brasil, geografia, informática e organização do Ministério Público.
Os candidatos também serão submetidos à análise de títulos, cuja apresentação dos documentos ocorrerá entre 15 e 17 de janeiro de 2025.
Além de comprovação de experiência no serviço público, serão aceitos certificados e diplomas de graduação, especialização, mestrado e doutorado. A seleção formará um cadastro reserva e terá validade de dois anos a partir da homologação do resultado final.
Fases do concurso
Para a prova discursiva do concurso para secretário auxiliar na comarca de Itaberaí, organizado pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP GO), são exigidas duas questões que avaliarão:
- o conhecimento do candidato sobre as tarefas típicas do cargo
- e funções e da estrutura do Ministério Público estadual.
Cada questão deve ser respondida com um mínimo de 5 linhas e um máximo de 15 linhas.
Na correção, cada examinador utilizará canetas de cores distintas para rubricar e atribuir notas de 0 a 1 para cada questão discursiva.
O candidato poderá receber nota zero caso fuja do tema proposto, apresente texto com extensão inferior ao mínimo estabelecido, não apresente texto algum ou inclua sinais de identificação em local inadequado.
Redação para nível fundamental
Quanto à redação, esta consistirá na elaboração de um texto dissertativo e/ou descritivo sobre um tema formulado pela Banca Examinadora Unificada, com extensão mínima de 15 linhas e máxima de 30 linhas.
Na correção da redação, os examinadores também usarão canetas de cores distintas para atribuir notas de 0 a 3.
O candidato poderá receber nota zero na redação se não seguir o tema proposto, não alcançar a extensão mínima exigida, não apresentar texto algum ou inserir sinais de identificação em local indevido.
Como se inscrever?
Os interessados poderão se inscrever até 30 de julho. Vale lembrar que é preciso preencher formulário disponível no site www.mpgo.mp.br.
Sobre a taxa de participação, por exemplo. custa R$ 62,02.
Requisitos
Para tomar posse, é preciso estes requisitos:
- Ter sido aprovado e classificado no concurso conforme os critérios estabelecidos no edital.
- Possuir nacionalidade brasileira ou portuguesa, com reconhecimento de gozo dos direitos políticos em caso de nacionalidade portuguesa.
- Estar em pleno exercício dos direitos civis e políticos.
- Estar em dia com suas obrigações eleitorais.
- Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, se do sexo masculino, apresentando certificado de reservista, dispensa de incorporação ou alistamento militar.
- Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse.
- Não possuir registros de antecedentes criminais.
- Comprovar aptidão física e mental para o cargo por meio de laudo médico admissional.
- Possuir diploma de conclusão do ensino fundamental emitido por instituição autorizada pelo Ministério da Educação (MEC).
- Apresentar declaração atualizada dos bens que constituem seu patrimônio até a data da posse.
- Não ter sofrido penalidade incompatível com a nomeação em cargo público no exercício de função pública anterior.
- Apresentar outros documentos necessários conforme especificado por ocasião da posse.