A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), liberou na última segunda-feira (27/03), a implementação da tecnologia 5G, na faixa 3,5GHz, em 195 municípios do país. Espera-se que em pouco tempo ela esteja disponível em 680 cidades. Todavia, a agencia irá aplicá-la aos poucos, em etapas.
A princípio, para que o aparelho celular possa ativar o 5G, ele deve ser compatível com a tecnologia. Vale ressaltar que o dispositivo deve ser novo, moderno para que se possa configurá-lo. Em relação às TVs, quem tiver interesse precisa trocar a antena parabólica por um kit digital que permita captar o sinal.
Desse modo, a população poderá aproveitar de todos os benefícios da tecnologia 5G que promete oferecer um áudio e vídeo de melhor qualidade. A alteração tecnológica se dá a partir da utilização de faixas liberadas pelo sistema do Serviço Fixo por Satélites (FSS) e instala alguns filtros para acabar com interferências.
Após essas ações será possível implementar o sinal do 5G nos municípios e residências. A Anatel afirma que 195 novas cidades poderão acessar a tecnologia. Podemos destacar Arapiraca (AL); São Miguel dos Campos (AL); Parintins (AM); Eunápolis (BA); Itacaré (BA); Porto Seguro (BA).
O 5G também será liberado em Salinas da Margarida (BA); Tanquinho (BA); e Terra Nova (BA), Vitória da Conquista (BA); Jijoca de Jericoacoara (CE); Sobral (CE); Anápolis (GO); Cumari (GO); Goiandira (GO); Jataí (GO); Leopoldo de Bulhões (GO); Rio Verde (GO); Capitólio (MG); Divinópolis (MG); Montes Claros (MG).
Passos (MG); Dourados (MS); Três Lagoas (MS); Barão de Melgaço (MT); Chapada dos Guimarães (MT); e Jangada (MT). Do total de cidades contempladas estão cidades dos estados do Pará, da Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Analogamente, é possível conferir a lista dos municípios onde o 5G foi liberado no portal da Anatel. Pessoas vulneráveis economicamente, que não tem condições de arcar com os equipamentos para captar o sinal, podem pedir a instalação do kit digital gratuitamente pelo telefone 0800-729-2404 ou pelo site Antenado.
Ademais, quem deseja instalar o equipamento do 5G em sua residência deve cumprir alguns requisitos. Para tirar dúvidas a respeito da liberação da tecnologia, pode-se ir ao site do Antenado. Dessa maneira, é possível trocar as antenas parabólicas tradicionais pelo kit digital sem maiores custos, facilmente.
Os aparelhos celulares da Apple capazes de funcionar com a rede de 5G são o iPhone 13, iPhone 12 e iPhone SE (3ª geração). Aliás, o usuário deve ficar atento ao fato de que é necessário que as operadoras e seu plano de celular tenham compatibilidade com a tecnologia para que se possa migrar.
O usuário pode confirmar a ativação do 5G em seu celular acessando “Ajustes”, “Celular”, e “Opções de dados celulares”. Pode-se observar se a tecnologia está ativada se em “Voz e dados”, aparecer o 5G. Caso não seja exibida, deve-se então mudar a rede. Se for necessário, é preciso entrar em contato com a operadora.
A Apple afirma que, se for o caso, é necessário ativar e desativar o modo avião do aparelho celular. Em seguida, deve-se conferir se o 5G está funcionando devidamente. Se o dispositivo estiver em uma área coberta pela operadora e o celular tiver ativado a tecnologia, irá aparecer um ícone na barra de status.
Neste caso, primeiramente, é preciso que o usuário confirme que seu aparelho celular, os softwares e aplicativos do dispositivo estejam atualizados. Desse modo, é possível ativar a rede 5G sem maiores problemas. O aparelho, para utilizar a tecnologia, deve ter uma área de cobertura e planos compatíveis.
Se tudo estiver certo, deve-se conferir se o 5G está habilitado no dispositivo. Em síntese, é preciso abrir as configurações do celular, selecionar “Conexões”, a rede móvel, tocar em “modo de rede”, e selecionar “Conectividade 5G”. Depois é necessário conferir se o aparelho apresenta o ícone 5G em sua barra de status.
Em conclusão, para que o celular ative o 5G, ele deve utilizar um modem apropriado. Portanto, a tecnologia está disponível apenas para aparelhos mais novos, que estão chegando ao Brasil. São vários modelos disponíveis com os mais variados preços que permitem que se ative a rede.