Nova plataforma oferece informações sobre cooperações internacionais, de acordo com informações oficiais divulgadas na data desta publicação, 27 de junho de 2022, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
O Observatório da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (OCID) foi lançado nesta segunda-feira (27), numa parceria entre Ibict/MCTI e ABC/MRE, destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Segundo recente divulgação oficial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Observatório da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (OCID), plataforma eletrônica com informações integradas sobre a prática da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (CID), foi lançado nesta segunda-feira (27), em Brasília.
O objetivo da plataforma é oferecer informações relativas à cooperação internacional para o desenvolvimento a agentes públicos, atores estratégicos, academia e sociedade em geral, destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
O OCID foi construído a partir de um acordo entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), unidade de pesquisa subordinada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com apoio da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG).
Na solenidade de lançamento da plataforma, os participantes ressaltaram a atuação do IBICT/MCTI, criado há 68 anos, na promoção de iniciativas que contribuem para a divulgação da produção científica brasileira e para o desenvolvimento do país, informa o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
O projeto do OCID teve início em 2019 e busca atender as necessidades informacionais sobre as cooperações internacionais realizadas nas últimas décadas e, com isso, ajudar a subsidiar o estabelecimento de novas parcerias entre países.
De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o OCID foi desenvolvido como uma biblioteca virtual e visa a oferecer acesso a diferentes categorias de informação no campo da cooperação internacional, incluindo documentação de fontes governamentais e de organismos internacionais, acesso a dados estatísticos, listagens de atores internacionais, fontes de financiamento para o desenvolvimento, publicações técnicas e acadêmicas, além do registro de eventos na matéria.
Para o Brasil, o OCID cumpre papel relevante como instrumento de suporte aos esforços da comunidade internacional, no sentido da democratização do acesso e da ampliação da base de conhecimento, no campo da cooperação internacional para o desenvolvimento, informa o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
O Observatório já está em funcionamento e disponível em quatro idiomas – português, espanhol, francês e inglês. Até o momento, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) destaca que o OCID já oferece 1.218 documentos sobre cooperação internacional, dados estatísticos, eventos e glossários.