Tecnologia: Especialistas ALERTAM o mundo sobre a inteligência artificial (IA) - Notícias Concursos

Tecnologia: Especialistas ALERTAM o mundo sobre a inteligência artificial (IA)

Vários empregos poderiam ser afetados

Cerca de mil especialistas em tecnologia de todo o mundo, fizeram um alerta sobre os riscos para a humanidade relacionados à utilização da inteligência artificial (IA). A princípio, eles têm criticado o seu avanço e uso irresponsáveis, que podem trazer sérios riscos em um futuro próximo, o que tem preocupado bastante.

Ademais, por essa razão, eles propuseram uma pausa de seis meses na utilização da IA em sistemas tecnológicos avançados. Eles têm tido uma grande repercussão na mídia, sendo discutidos em todo o mundo, sobre a sua utilização e suas consequências, como por exemplo, o ChatGPT, lançado no final do ano passado.

Depois do lançamento do ChatGPT, criado pela OpenAI, que utiliza a IA em seu sistema, vários gigantes da tecnologia passaram a buscar implementar sistemas semelhantes. De fato, houve uma corrida para a criação de tecnologias parecidas. Especialistas têm dito que a utilização destas ferramentas está fora de controle.

Analogamente, há uma grande preocupação sobre a segurança no uso destas ferramentas tecnológicas. Sendo assim, foi proposto uma pausa de seis meses em para que se possa discutir as consequências da IA em todo o mundo. Vale ressaltar que a ação tem como alvo os sistemas superiores ao ChatGPT-4.

Inovação tecnológica

Atualmente, o ChatGPT é o sistema de IA mais avançado do mercado. Ele ficou famoso em todo mundo ao responder as mais variadas perguntas de seus usuários. Seu sistema utiliza uma base de dados gigantesca, capaz de escrever textos, e conversar como se fosse uma pessoa.

Os especialistas afirmam que se não houver a pausa na utilização da IA, será preciso que os governos intervenham e suspendam quaisquer atividades relacionadas. Eles apresentaram uma carta através do Instituto Future Life e contam com o apoio de Elon Musk, o famoso bilionário que atua com tecnologia.

Vale ressaltar que Elon Musk foi um dos grandes investidores da OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT. Ele saiu da empresa em 2018 e tem criticado bastante a sua administração nas redes sociais. De acordo com o instituto, um dos grandes perigos da IA é a substituição dos trabalhos do homem pelo de uma máquina.

Desse modo, o banco Goldman Sachs publicou recentemente um relatório no qual apontou que a utilização massiva da IA pode acabar com um grande número de empregos em todo o mundo. Estima-se que cerca de 300 milhões de postos de trabalho sejam perdidos por conta desse tipo de tecnologia.

Profissões afetadas pela IA

Espera-se que com o avanço da IA muitos empregos sejam afetados. O ChatGPT, ao ser questionado sobre as profissões que seriam impactadas pela tecnologia, listou cerca de 100 empregos. Em síntese, eles teriam um prazo de validade para a sua substituição, pelos sistemas computacionais, com grandes perdas.

O ChatGPT afirma que os trabalhadores devem se adaptar em até 15 anos e apresentou algumas profissões tidas como laborais, citando os cortadores de grama, até intelectuais, como jornalistas e advogados. Estima-se que as empresas e instituições utilizem a tecnologia da IA para ganhar produtividade.

Dessa maneira, espera-se que a IA mude realmente o mercado de trabalho, substituindo os trabalhadores pela nova tecnologia. O ChatGPT pode recrutar pessoas, atender a clientes, criar todo tipo de documento, e realizar atividades repetitivas. Portanto, tem se questionado o seu uso.

Deve-se observar que o impacto da IA é um assunto novo, sendo necessário um debate acerca de sua utilização. Por temer os impactos negativos, os especialistas sugeriram um intervalo de seis meses para que a sociedade busque respostas e se norteie para que não haja problemas futuros.

Conclusão

Em conclusão, a IA pode automatizar inúmeras tarefas como a geração de textos, tradução e a responder a inúmeras perguntas. Sendo assim, ela pode tomar o lugar de trabalhadores humanos em pouco tempo. O sistema pode agir como se fosse uma pessoa. No entanto, o ChatGPT, por exemplo, já errou algumas respostas.

Dessa forma, há um questionamento se a tecnologia poderia ajudar na divulgação de fake news, de informações equivocadas, fomentando a desinformação. Entretanto, a IA deve se atualizar e oferecer aos usuários respostas mais corretas. O futuro é incerto e o mundo irá discutir sobre a sua utilização e benefícios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?