No mundo corporativo atual há uma grande necessidade de digitalizar os processos e as operações em busca de uma maior produtividade e eficiência. Ademais o setor de tecnologia da informação (TI) está cada vez mais valorizado, visto que as organizações necessitam de sistemas e ferramentas virtuais para garantir o bom andamento dos trabalhos, além de evitar os ataques cibernéticos.
As empresas de tecnologia oferecem a seus clientes uma série de benefícios, como o gerenciamento de suas informações, além de dar um suporte aos dispositivos e softwares capazes de coletar, armazenar, processar e compartilhar os dados referentes à corporação. Todavia, é um trabalho importante que auxilia no desenvolvimento do negócio.
É preciso observar que o ambiente empresarial está cada vez mais atrelado à tecnologia, presente em todas as áreas da corporação. Aliás, o uso de hardwares e softwares é importante para o andamento dos trabalhos, visto que elimina papel e agiliza os processos necessários para o dia a dia da organização.
A princípio, para que a empresa obtenha uma boa eficiência na utilização das tecnologias presentes no mercado atual, é preciso que ela fique de olho em sua segurança digital, evitando os ataques cibernéticos. Isto se deve ao fato de que os ataques de hackers estão cada vez mais comuns, pondo em risco a empresa e seus colaboradores.
Veremos abaixo algumas maneiras de se proteger a empresa de hackers e cibercriminosos:
Os programas e softwares utilizados pela sua empresa devem estar sempre atualizados. Isso se deve ao fato de que constantes upgrades protegem os computadores e dispositivos de invasões e acessos dos hackers aos dados corporativos. Dessa maneira, a empresa se preserva de ataques feitos a partir da internet, por exemplo.
O backup protege a empresa de ataques cibernéticos como os de phishing, que se caracteriza pelo sequestro de dados, onde o cibercriminoso pede um resgate em dinheiro. Ele dá uma maior segurança, visto que é possível acessar novamente as informações, inviabilizando o ataque do hacker.
Os colaboradores da empresa devem ser treinados a utilizar a rede, os dispositivos e computadores da organização de uma maneira segura. Eles devem, por exemplo, utilizar senhas complexas, dificultando o acesso dos hackers às informações corporativas. É preciso que os funcionários saibam como proteger a rede empresarial.
De acordo com as estatísticas, cerca de 73% dos ataques cibernéticos envolvem vírus e malwares. O antivírus pode proteger as empresas destes perigos de uma maneira fácil e eficiente. Ele é uma barreira digital a ataques de terceiros ao sistema da corporação. Vale ressaltar que deve ser sempre atualizado.
O armazenamento em nuvem está sendo cada vez mais utilizado por empresas que desejam otimizar a digitalização de seus processos e operações. É uma solução de hospedagem de dados e informações, disponível na rede mundial de computadores, o que agiliza o acesso dos colaboradores da empresa a documentos importantes, além de oferecer uma maior segurança.
A empresa que deseja se proteger da ação de hackers deve contratar um profissional para fazer uma análise da vulnerabilidade de seu sistema. Ele irá fazer uma varredura e escanear a rede corporativa, em busca de mapear e oferecer soluções para a fragilidade das ferramentas, softwares e computadores da organização.
A equipe de TI é responsável não apenas por criar redes, sistemas, ferramentas e aplicativos corporativos, mas também oferecer uma segurança cibernética ao empreendimento. Analogamente, é preciso que se busque por uma empresa qualificada, que ofereça os recursos necessários para o desenvolvimento do negócio.
A criptografia é uma estratégia fundamental para a proteção de dados empresariais. É uma técnica capaz de “disfarçar’’ as informações, proibindo o acesso de pessoas não autorizadas. em síntese, para conseguir utilizar os arquivos é preciso ter uma chave decodificadora. Os hackers que por ventura acessem a rede corporativa não conseguirão ler os dados.
Pode ocorrer de algum dispositivo ou computador da empresa ser roubado. Dessa maneira, terceiros podem ter acesso a dados importantes da organização. Em suma, é conveniente utilizar travas físicas para que o equipamento não seja levado, trancas especiais nas portas, e a já mencionada armazenagem em nuvem para proteger as informações da empresa.