Após pedido da procuradora-geral do Ministério Público, Cristina Machado, o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu investigar o corte no repasse de recursos às universidades federais. Para isso, o TCU abrirá uma auditoria para apurar os critérios do governo federal para realizar os cortes. Além disso, o TCU deve investigar a gestão das universidades.
O TCU aprovou a sugestão nesta quarta-feira, dia 19 de maio. De acordo com o definido durante a sessão plenária, o relator do processo será o ministro Augusto Nardes.
Na defesa de uma auditoria, Machado chamou atenção para o risco que corre o futuro da educação superior no país. Assim, ela afirmou que os cortes podem gerar um “apagão”. “Podemos assistir a um verdadeiro apagão universitário, que pode repercutir na formação acadêmica de toda uma geração e no avanço científico do país”, disse ela.
O ministro Benjamin Zymler sugeriu a realização de duas auditorias, uma para apurar os cortes no repasse de recursos às universidades federais e outra apenas para investigar o uso dos recursos pelos gestores das instituições de ensino. Assim, o TCU deve analisar como é feito o uso dos recursos por parte da administração das universidades federais.
De acordo com Nardes, a sugestão será levada em consideração. Desse modo, a auditoria deve acontecer em duas fases. No entanto, ainda será feita uma análise técnica para definir o formato. Além da sugestão de Zymler, o relator irá considerar ainda o contexto econômico atual do país, conforme a sugestão dos ministros Augusto Sherman e Jorge Oliveira. Clique aqui e confira a proposta de auditoria no site do TCU.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Veja Inep informa datas do Censo Escolar de 2021.
Leia ainda Como citar segundo a ABNT.