Durante a última quarta-feira, 05 de julho, saiu a autorização para a abertura de um novo edital para o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE RJ). A liberação vem do Conselho Superior de Administração do órgão.
Assim, o novo concurso deverá contar com a oferta de 40 oportunidades para o posto de auditor de controle externo. Nesse sentido, as 40 vagas para a carreira ficarão da seguinte maneira:
É importante pontuar que a carreira de auditor de controle externo se trata do antigo posto de analista de controle externo. Isto é, função que esteve no órgão até 2021 e acabou tendo sua nomenclatura alterada.
Além disso, o certame também contará com a previsão de formação de cadastro de reserva. Portanto, são vagas que poderão ser preenchidas segundo a necessidade do órgão, dentro do prazo de validade do concurso público.
A formação da comissão organizadora do processo seletivo também teve liberação pelo conselho do tribunal. O grupo, então, deverá ser liderado pela conselheira Mariana Willeman. Ademais, a publicação de outros nomes deverá ocorrer em breve pelo tribunal.
Conforme consta no edital do ano de 2021, a remuneração inicial para a carreira de Auditor, anteriormente nomeada como Analista, foi de R$ 13.708,81. Já o posto de Técnico de Controle Externo, contou com uma remuneração inicial de R$ 9.596,13.
Além do vencimento base, o servidor ainda contava com o acesso a outros benefícios, que elevam ainda mais o ganho real do aprovado no concurso TCE RJ, sendo eles:
Veja também: IBGE abre inscrições para 7.548 vagas temporárias
Desse modo, a expectativa é de que o concurso seja bem competitivo, considerando que são cargos atrativos.
De acordo com as regulamentações do TCE RJ, são algumas das atribuições da carreira de Analista, por exemplo:
Além disso, para o cargos de Técnico de Controle Externo, as responsabilidades envolvem:
Portanto, aqueles que desejam ingressar no TCE RJ já devem entender melhor quais seriam suas atribuições, a depender da função.
Durante o primeiro semestre deste ano de 2023, o conselheiro presidente do TCE RJ, Rodrigo Melo do Nascimento, comentou sobre a abertura periódica de novos concursos públicos do tribunal.
“A realização de concursos periódicos tem sido uma política da minha gestão. A oxigenação dos quadros internos do TCE RJ, promovida pela entrada de novos servidores, propicia renovação e evolução de tendências e pensamentos, a partir dessas pessoas que vão contribuir por anos para a instituição“, destacou Rodrigo Melo.
A declaração do atual presidente do órgão ocorreu durante a cerimônia de posse de 17 novos servidores, no dia 22 de março deste ano. Dessa forma, desde o início do ano espera-se a abertura de novas editais.
Veja também: TJMG deve lançar novo concurso em breve; confira os detalhes
O resultado final do último processo seletivo do TCE RJ teve homologação em setembro do ano passado, se encontrando ainda dentro do período de validade.
Ainda com a presença da antiga função de analista, o último certame do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro teve seu edital em dezembro de 2021. A seleção dos participantes acabou ocorrendo durante o ano passado, também com a oferta de vagas para a carreira de técnico.
Ao todo, foram 20 vagas, sendo 10 para cada função, ou seja, sendo oportunidades para nível superior e médio.
Para o antigo posto de analista, atualmente chamada de auditor, então, as vagas se destinaram a candidatos que possuíam habilitação nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou curso superior da área de informática e tecnologia da informação.
Todas as funções possuíam carga horária de 40 horas semanais e reserva de vagas para negros, indígenas, hipossuficientes e deficientes. De acordo com o edital do certame, todas as contratações foram por meio do regime estatutário, que concede estabilidade empregatícia em servidor.
O processo seletivo do TCE RJ de 2021 contou com o Cebraspe como banca organizadora. Isto é, estando a empresa responsável pelo processo de inscrição, aplicação das etapas avaliativas e divulgação do resultado final do certame.
Na época, todos os candidatos passaram por provas objetivas, discursivas e avaliação de títulos. O exame objetivo abordou os seguintes temas:
Já a avaliação discursiva foi organizada de acordo com a função preterida pelo candidato. Para a função de Técnico, a etapa contou com um total de 30 pontos consistindo em três questões que deveriam ser respondidas em até 20 linhas cada, no valor de 10 pontos cada, relacionadas a temas dos conhecimentos específicos de cada função.
Já para o posto de Analista, a avaliação contou com as seguintes questões:
Veja também: INSS convocará excedentes de concurso
Nesse sentido, é interessante que os candidatos do próximo concurso acessam as provas anteriores. Desse modo, será possível entender o que o órgão busca de seus novos servidores.