As taxas de conversão referem-se aos resultados de cada ação realizada no marketing digital.
Assim é possível que a empresa analise o ROI (Retorno Sobre Investimento) de cada ação executada.
A conversão representa os resultados com exatidão, uma vez que se refere as mensurações de cada ação.
O conceito de conversão em uma ação diz respeito sobre a um comportamento que se espera de um visitante.
Vamos exemplificar uma ação de marketing digital para que se entenda a taxa de conversão.
Se uma marca realiza uma ação de marketing digital visando atrair leads. No entanto, a ação precisa ser determinada após um plano de ação.
A ação escolhida pode ser realizar um sorteio nas redes sociais, vamos usar o Instagram nesse exemplo.
Assim sendo, a ação promove a promoção na internet para atrair os clientes em potencial, mas ainda não resulta na taxa de conversão.
Após a divulgação do sorteio nas mídias, o volume de acessos no site da empresa aumenta, ao passo que a marca ganha seguidores de forma elevada.
Esses números que se elevaram através desse sorteio, são os leads gerados pela ação.
Os leads obtidos através de todo esse fluxo é uma taxa de conversão.
A conversão no Marketing Digital diz sobre a objetividade das estratégias.
Ao criar uma campanha, um objetivo é traçado. No entanto, para mensurar os resultados é necessário obter uma taxa de conversão.
Geralmente as taxas de conversão são obtidas através das plataformas que permitiram que as ações fossem realizadas.
Para analisar corretamente a sua taxa de conversão, a meta precisa estar clara. Assim sendo, deve cruzar os dados e analisar as ações.
Analisar as taxas de conversão é uma forma de saber se as ações estão dando o resultado esperado quando criou o planejamento estratégico.