Quem sonha em seguir carreira policial, precisa se empenhar. Afinal, além das provas teóricas, os candidatos precisam passar pelo teste de aptidão física, no caso da Polícia Militar de Pernambuco, o TAF PM PE.
Esse teste visa aferir a capacidade dos aspirantes a policiais de exercer as atividades que esse cargo exige. Portanto, não tem como passar nos concursos sem passar por essa etapa.
E para te auxiliar a se preparar da melhor forma possível para o TAF PM PE, trouxemos uma série de informações sobre como será esse teste, além de dicas importantes.
Sendo assim, não deixe de ler até o final e fique por dentro de tudo!
O TAF, uma etapa eliminatória, visa avaliar a capacidade mínima do candidato em suportar, de maneira física e orgânica, as demandas inerentes ao cargo pretendido. Assim, terão que passar por essa etapa todos os candidatos aos cargos oferecidos no concurso da PM PE, na cidade de Recife — PE.
A saber, o teste acontecerá ao longo de dois dias consecutivos, com a seguinte sequência:
Para ser aprovado, é preciso atingir um mínimo de desempenho pré-estipulado pelos avaliadores. Aliás, esses mínimos são diferentes para candidatos homens e mulheres.
De um modo ou de outro, os índices mínimos nas provas do TAF são os seguintes:
Flexão de braços na barra Fixa:
Salto em distância:
Natação 50 m:
Flexão abdominal remador:
Corrida de 2.400 m:
Além de cumprir os requisitos mínimos, os candidatos devem seguir certas regras ao executarem as provas do TAF PM PE.
Por exemplo, na prova de flexão de braços na barra fixa, para os homens, o foco da prova é realizar o maior número possível de flexões de braços corretas. Enquanto para as mulheres, o desafio reside em manter a posição de flexão pelo máximo de tempo possível. Além disso, é expressamente proibido, dentre outras coisas:
Veja a seguir mais detalhes das outras provas:
Essa avaliação mensura a potência e agilidade dos candidatos. Isso porque o salto com uma única perna, medido do ponto de impulso até o local de aterrissagem, evidencia a habilidade de enfrentar desafios físicos diversos.
No TAF PM PE, o candidato terá 3 tentativas, sendo que valerá o salto mais longo. Além disso, será proibido:
Executada em piscina de 25 ou 50 metros, essa prova demanda resistência e habilidade técnica para realizar viradas precisas e manter o nado contínuo. Além de não cumprir o percurso no tempo máximo, candidato também será desclassificado se:
Nesta prova, o candidato deve realizar o maior número possível de repetições em 60 segundos para avaliar a resistência muscular. É importante observar que:
Os candidatos devem completar o percurso de 2.400 metros no tempo máximo determinado, em apenas uma tentativa. A prova acontecerá em pista de 300 ou 400 metros, exigindo 8 ou 6 voltas, respectivamente. Será vetado:
Por fim, gostou de saber mais sobre o TAF PM PE? Agora coloque essas dicas em prática e boa sorte!