A sustentabilidade corporativa agrega valor aos serviços e produtos de uma empresa, bem como atende as demandas de consciência ambiental e de consumo.
O estilo de consumo mudou, visto que os nossos recursos não são infinitos. Sendo assim, as informações referentes ao impacto negativo ambiental mudaram as visões e valores das empresas.
Já nos anos 70 aconteceram as primeiras conferências acerca da necessidade de integrar sociedade e ambiente. Haja vista que com o crescimento industrial da época, já era notável que o desenvolvimento precisava ser sustentável.
Assim sendo, o desenvolvimento sustentável foi visto, mas ainda não reconhecido.
A sustentabilidade corporativa é o conceito dessa necessidade voltada aos negócios.
O conceito visa que as empresas busquem por lucratividade, ao passo que considerem a finitude dos recursos da natureza.
A solução para as questões sustentáveis vão além dos negócios. Sendo assim, a sustentabilidade corporativa foi incorporada as estratégias das empresas.
Bem como algumas legislações ambientais surgiram para adequar a demanda do mercado à necessidade ambiental.
Empresas que investem em sustentabilidade ganham competitividade no mercado.
As estratégias fazem diferença nas empresas, e incluir as questões sustentáveis nos planos da empresa agregam valor ao negócio.
Os empreendedores e grandes empresários podem ter ações que demonstram que a sustentabilidade é um valor.
Por exemplo:
A sustentabilidade no mundo corporativo é mais que uma forma de valorizar a imagem da empresa. Sendo assim, é uma necessidade atual da sociedade.
No entanto, desde que seja genuína essa preocupação nas ações de uma empresa, torna-se um atrativo para os clientes.
Assim sendo, a sustentabilidade corporativa é um dos caminhos para o seu sucesso, e da sociedade como um todo!