São muitas as ações oficiais do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS). Confira algumas das principais!
Realizar um projeto piloto para reduzir a disponibilidade de copos em corredores, copas, entre outras dependências do Palácio do Planalto.
Colocar em prática o conceito de redução e reutilização. Se não for possível a adoção dessas práticas, a Comissão de Gestão Ambiental da PR precisa dialogar com as cooperativas/associações de coleta seletiva para estimular a reciclagem desses copos e orientar as equipes de limpeza quanto a correta separação dos resíduos, utilizando, inclusive, os sacos plásticos corretos.
Mapear as impressoras próprias da Presidência da República, descrevendo a situação atual, o tipo de cartucho utilizado e a distribuição (localização); bem como, elaborar Norma de Descarte de equipamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Revisar os processos de aquisição de cartuchos para conter cláusula que estabeleça a logística reversa de cartuchos para impressão pelas empresas fornecedoras e o encaminhamento aos centros de reciclagem das fábricas e reduzir índices de consumo de cartuchos
Adequação do contrato de demanda (fora de ponta) Gasto com energia pela área Adequação do contrato de demanda (ponta). Realizar a implantação de usinas de energia fotovoltaicas, um projeto voltado à geração e distribuição de energia limpa e renovável, que, além de promover economia de recursos, possui um valor simbólico significativo para a sociedade.
Aprimorar ferramenta de monitoramento de consumo de água e esgoto. Volume de água utilizada. É possível conferir mais ações oficiais do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) através de documento divulgado pela Secretaria-Geral.