A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, anunciou que os beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, serão contemplados com cartões de débito.
Além disso, a intenção é também criar uma conta-poupança para que os repasses dos benefícios sejam depositados. “Será aberta uma poupança, vamos incentivar a poupança e a inclusão financeira. Não vão precisar enfrentar a fila das agências”, afirmou.
De acordo com Maria Rita, a entrega dos novos cartões está sendo feita “aos poucos”. Já estão recebendo a ferramenta os beneficiários do seguro-defeso e os povos originários.
No entanto, não foram divulgados mais detalhes, principalmente quanto a nova conta-poupança, que ao que tudo indica, será diferente da atual Poupança Social Digital do Caixa Tem.
Wellington Dias (PT), ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, afirmou que a nova conta ajudará populações, como os indígenas, que são contemplados pelos programas sociais e, precisam percorrer um longo caminho até uma agência bancária mais próxima.
“O cartão, além de ser para saque, passa a ser de débito, pagamento, isso facilita a condição. E da parte dos ministérios, uma regra de quebra dos cronogramas. Muitas vezes, os indígenas onde vão levam a família inteira e ficam dias esperando o pagamento. Agora teremos a antecipação dos recursos para pagar naquele dia toda a demanda nas unidades”, explicou.
O mês de fevereiro é o que possui menos dias dentre os outros onze meses do calendário gregoriano. Neste ano, ele terá apenas 28 dias, incluindo os dias úteis, feriados e finais de semana. Em razão disso, programas sociais, como o Bolsa Família, terão o calendário antecipado para contemplar todos os beneficiários.
De acordo com a regra da política pública, o pagamento do benefício deve ocorrer nos últimos dez dias úteis de cada mês. A liberação dos valores é gradativa, seguindo a ordem do dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Neste sentido, os repasses desse mês ocorrerá entre os dias 13 a 28 de fevereiro.
Contudo, é importante ressaltar que em fevereiro os segurados do Bolsa Família contam com uma novidade. O Governo Federal retomará os pagamentos do Vale-Gás, que segundo a equipe de Lula, continuaram no valor de 100% do preço médio nacional do botijão de 13kg, segundo a ANP.
Veja o calendário a seguir: