A presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, anunciou que o banco irá suspender as concessões de empréstimo consignado ao Auxílio Brasil. O anúncio foi realizado após a cerimônia de posse.
“Eu já posso anunciar para vocês que nós estamos suspendendo o consignado do Auxílio [Brasil], por duas razões. A primeira é porque o Ministério do Desenvolvimento Social vai revisar o cadastro, então, como o ministério vai revisar o cadastro, não é de bom tom que a gente mantenha, porque nós não sabemos quem ficará nesse cadastro ou não”, afirmou Serrano.
Além disso, Rita Serrano também afirmou que outro motivo para a suspensão da concessão de novos empréstimos se dá por conta dos altos juros da modalidade. Assim, durante o período, irá avaliar a possibilidade de redução dos juros.
A suspensão da concessão do crédito consignado ao Auxílio Brasil atinge apenas os novos contratos. Sendo assim, as pessoas que já contrataram o empréstimo, continuarão a ter os descontos mensais na folha de pagamento normalmente.
Durante a declaração para a imprensa, Serrano foi questionada sobre a possibilidade de perdão da dívida. No entanto, afirmou que não há esta perspectiva, uma vez que o banco não possui a possibilidade de perdoar todas as dívidas de seus devedores.
Por outro lado, a nova presidente da Caixa não excluiu a possibilidade de uma nova negociação, a fim de ajustar taxas de juros mais baixas.
O Governo Federal já anunciou que irá realizar uma atualização de todos os cadastros do CadÚnico (Cadastro Único). O objetivo é filtrar os beneficiários dos programas sociais do governo, principalmente do Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família.
Dessa forma, estima-se que muitas pessoas sejam excluídas do programa, uma vez que passaram a receber de forma irregular, sem cumprir realmente todos os requisitos do programa. A principal regra para receber o Auxílio Brasil é se enquadrar na classificação de famílias em estado de pobreza ou pobreza extrema.
As datas para a atualização ainda não foram divulgadas. Assim, neste primeiro momento nenhum beneficiário será excluído do programa.
Como já mencionado, após a atualização do CadÚncio, a expectativa é que vários cadastros irregulares percam o direito de receber o Auxílio Brasil, novo Bolsa Família.
No caso dos cidadãos que tiverem os seus benefícios cancelados, o empréstimo consigando não será cancelado também. Pelo contrário, mesmo sem receber o benefício, o cliente deverá realizar os pagamentos mensais para a instituição credora.
Para isso, deverá realizar o depósito do valor da parcela em sua conta antes da data de vencimento do empréstimo.
O novo governo já definiu o calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2023. Assim como ocorreu no pagamento do Auxílio Brasil, os depósitos ocorrerão de acordo com o último número do NIS (Número de Identificação Social) do beneficiário, na última quinzena de cada mês.
A seguir, confira o calendário de pagamentos de janeiro de 2023: