O Banco Central (BC) liberou os saques dos valores esquecidos em bancos e financeiras. A novidade da vez é que os herdeiros de familiares falecidos também podem consultar e sacar o dinheiro disponível.
Neste caso, o saque deve ser feito diretamente com as instituições financeiras. De acordo com a autoridade monetária, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm um total de R$ 6 bilhões a serem resgatados.
O saque de familiares falecidos pode ser realizado por herdeiros, testamentários, inventariante ou representante legal. Veja o passo a passo:
No que se refere a solicitação dos valores, deve ser feita diretamente com as instituições financeiras, mediante a comprovação que existe dinheiro esquecido.
O prazo para a liberação é de até 12 dias úteis caso a pessoa tenha registrado uma chave Pix. Para as situações em que a retirada foi negociada diretamente com os bancos, não há um prazo determinado.
Novas fontes de recursos foram incluídas nesta etapa, sendo elas de:
A maioria dos cidadãos poderá resgatar até R$ 10, mas muitos têm direito a quantias bem maiores. Confira:
Por fim, vale ressaltar que o único meio de consulta ao sistema é pelo site do BC. Sendo assim, fique atento para não cair em golpes alerta relacionados ao serviço por meio de mensagens de WhatsApp e SMS.