Saúde e Bem Estar

Como superar uma perda? 4 conselhos para lidar com ela

Lidar com a perda não é simplesmente negá-la ou deixá-la de lado. Entenda mais em nosso artigo.

Superar uma perda não é algo simples, no entanto, também não é impossível. Se dermos chances para os nossos sentimentos, sensações e pensamentos, poderemos criar novos significados para a “nova fase” de nossas vidas.

Para isso, o primeiro passo é aceitar a dor. Mas, não se preocupe! A aceitação costuma sim ser demorada, e está tudo bem quanto a isso. Afinal, o importante é você se dar a chance de lidar com a situação da melhor forma. Entenda mais em nosso guia de hoje.

Entendendo o que é uma perda

Antes de qualquer coisa, vamos explorar o que significa “perder” algo.

Infelizmente, muitas pessoas negligenciam a dor da perda que é causada em diversos contextos de nossas vidas: perder um emprego; terminar um namoro; perder uma oportunidade e até mesmo perder um objeto de apego sentimental pode ser dolorido.

Isso porque somos moldados a acreditar que este tipo de perda não pode impactar nosso emocional e, dessa forma, deve ser deixado de lado. Mas, não é por aí!

É preciso entender que qualquer perda, é uma perda. E ela não precisa estar associada à morte. Ela pode, até mesmo, estar associada com a perda de saúde: ao receber um diagnóstico, por exemplo.

De qualquer forma, lidar com a dor da perda pode seguir um fluxo um tanto quanto padronizado. Passamos pelas fases do luto em qualquer tipo de perda em nossas vidas. E é extremamente importante falarmos sobre a dor para, dessa maneira, dar novos significados para ela. Entenda mais a seguir.

Como superar uma perda? Como lidar com a dor?

Antes de qualquer coisa, fuja de qualquer “receita pronta” para aliviar a dor de uma perda. Isso porque cada pessoa é única e deverá respeitar o seu tempo e suas singularidades para lidar com a perda que esta vivendo. No entanto, algumas recomendações podem lhe ajudar nesse processo. São elas:

1- Reconheça a dor e não reprima-a

O primeiro passo é reconhecer a sua dor como algo que merece atenção e compreensão. Ou seja, nunca reprima o que você está sentindo.

Fuja da ideia de que a dor da perda é algo para “fracos” ou que deve ser superada o quanto antes. Estas são inverdades que poderão reprimir a sua dor e fazer com que ela reapareça mais tarde, somando às dores de outras perdas.

2- Como superar uma perda: Busque novos significados

Quando perdemos algo ou alguém, nossa rotina, sonhos e objetivos sofrem impactos, especialmente se aquela pessoa ou fator estiver extremamente envolvido com a nossa vida cotidiana.

Por isso, um passo importante é buscar novos significados para os momentos que serão vividos de agora em diante. Perder um ente querido, por exemplo, impacta diretamente na harmonia de um lar, que deverá encontrar novos afazeres prazerosos que irão, pouco a pouco, preencher a lacuna que se instaurou.

No entanto, não entenda este conselho como uma ordem de substituir a perda, ok? Jamais tente tamponar a dor usando algo novo lugar. O que estamos querendo dizer é que você precisa compreender a dimensão da sua dor, porém, consiga criar novos laços, caminhos e tarefas na sua rotina, que preencham a sua vida.

3- Como superar uma perda: Entenda que a ausência faz parte

A dor da ausência faz parte. Você pode perguntar para qualquer pessoa, todo mundo sente falta de algo ou de alguém.

Infelizmente (ou felizmente), vivemos em um mundo onde nada é para sempre. Por isso, sempre estaremos lidando com perdas pequenas, médias e grandes, e assim, sempre sentiremos saudade e a dor da ausência.

Quanto antes percebemos que isso faz parte da vida, mais aceitável e menos dolorida será a dor. A negação, apesar de ser a primeira fase do luto, pode atrapalhar a recuperação quando não ultrapassada de uma forma saudável.

4- Procure o autoconhecimento para uma vida mais saudável

Buscar o autoconhecimento também é importante para lidar com uma perda. Assim, criamos um reconhecimento de nós mesmos, entendendo nossos limites, desejos e anseios.

Logo, podemos criar uma rotina que seja muito mais saudável, priorizando o nosso bem-estar e nosso desenvolvimento.

Procure se ouvir mais e reprimir menos as suas ideias, medos, dúvidas e vontades. Acredite, saber quem somos e como agimos diante das situações pode melhorar – e muito – a nossa forma de lidar com uma perda. Pense nisso!8