Educação

Sudeste registra o maior número de abandono escolar na pandemia

Levantamento feito pelo Cenpec a partir dos números do censo escolar aponta que a região Sudeste foi a que teve o maior índice de abandono escolar na pandemia. De acordo com o Painel de desigualdades educacionais no Brasil, o número de abandonos na região foi de 130.148.

Geralmente é a região Nordeste que lidera o número de abandono escolar. No entanto, o painel indicou que a região registou 103.203 abandonos no ano passado, ou seja, 26.945 a menos que o Sudeste. 

Ao longo do ano passado, o número total de abandonos registrados em todo Brasil foi 342.806. Em relação ao número de abandonos registrados em 2019, houve uma queda de 45%. Assim, o país segue na trajetória de queda verificada desde 2015.

O painel do Cenpec mostrou ainda que os casos de evasão são mais comuns entre os alunos do ensino médio. Em 2020, foram registrados 157.646 (46%) abandonos dos estudantes do médio.

Em seguida, os anos finais do ensino fundamental registraram 122.200 abandonos no ano passado. O número representa 35,6% do total dos casos. Já entre os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, o índice é de 18,36%, com 62.960 abandonos.

Com relação ao sexo dos estudantes, o painel mostra que a maioria dos abandonos (61%) acontecem entre homens. Seis de cada 10 que evadiram no ano passado eram homens.

De acordo com o diretor de Pesquisa e Avaliação do Cenpec, Romualdo Portela de Oliveira, a ideia do Cenpec “é enfatizar o combate das desigualdades escolares e o painel reúne, neste primeiro momento, dados do censo escolar de 2020 com ênfase no abandono escolar, diferença idade e série formação dos professores”.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também MEC lança ferramenta que avalia nível de aprendizagem dos alunos.