As palavras da Língua Portuguesa se subdividem em dez classes gramaticais. Os substantivos formam uma dessas dez classes e têm a função de nomear seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros, como nos exemplos abaixo:
O menino brinca muito.
O sol está forte.
Os substantivos apresentam flexão de gênero, podendo ser masculinos ou femininos, e de número, de modo que podem aparecer no plural ou no singular.
Além disso, os substantivos podem ser classificados como primitivos ou derivados, a depender de sua estrutura morfológica. São substantivos primitivos aqueles que dão origem a outros substantivos e cuja formação não partiu de nenhuma outra palavra da própria língua portuguesa. As palavras cor, flor, pá e limão são alguns exemplos de substantivos primitivos.
Nesse sentido, os substantivos derivados são aqueles cujo surgimento partiu de outra palavra já existente na língua, ou seja, o substantivo derivado se origina de outra palavra. Esse é o casos de colorido (de “cor”), floricultura ( de “flor” + “cultura”) e limoeiro (que se origina de “limão”). Portanto, o primitivo é aquele que origina novos substantivos, e estes, são os substantivos derivados, no sentido que provêm dos substantivos primitivos. Veja mais exemplos abaixo:
Substantivo primitivo / Substantivo derivado
Cor / Colorido
Cinza / Cinzeiro
Mar / Maremoto
Lixo / Lixeira
Sorvete / Sorveteria
Além disso, os substantivos podem ter outras classificações. Nesse sentido, podem ser concretos ou abstratos, comuns ou próprios, ou ainda coletivos. Ainda de acordo com a sua morfologia, podem ser chamados de simples ou compostos. Clique aqui para saber mais.
E aí? Gostou do texto sobre os substantivos? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Raquel de Queiroz: biografia e principais obras da primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.