Conseguir expor a sua opinião no trabalho parece algo impossível? Pois saiba que com algumas considerações simples você já se sentirá mais preparado para esse tipo de situação.
A seguir, portanto, você encontrará uma série de sugestões que podem ser úteis nessa sua caminhada. Preparado?
Para expor a sua opinião no trabalho é preciso saber analisar bem as situações para assim encontrar o momento certo de trazer a sua ideia à tona.
Isso quer dizer que você não deve expor o que pensa a todo momento. Afinal, se você fizer isso inclusive de cabeça quente, tem chances de falar coisas que provoquem arrependimento e culpa no trabalho mais tarde.
Sendo assim, considere as nossas dicas abaixo e encontre a melhor maneira de expor a sua opinião no trabalho:
O primeiro ponto parece óbvio, mas a verdade é que nem todas as pessoas param para pensar nele: você sabe exatamente o que deseja falar? Já pensou sobre o que deseja expor? Se ainda não tem essa resposta na ponta da língua, talvez seja o momento de pensar mais um pouquinho.
Afinal, não dá para simplesmente cair na associação livre, a todo momento, e ir dizendo o que vem à mente, sem nem pensar. Esse tipo de atitude na hora de expor uma opinião pode ser bem ruim. Até porque as chances de você falar algo impulsivo são muito grandes, concorda?
Aguarde o momento adequado para se comunicar e expor a sua opinião no trabalho. Isto é, não seja aquela pessoa inconveniente que tenta falar a todo custo e a qualquer momento. Mas sim, saiba analisar qual a melhor situação para trazer à tona a sua ideia.
Às vezes, você não precisa expor a sua opinião oralmente, pelo contrário! É possível fazer isso por meio de um e-mail, uma mensagem no grupo da empresa, etc.
Entretanto, é fundamental que você use um canal de comunicação que seja realmente efetivo. Ou seja, não adianta enviar e-mail para todos os envolvidos se, na prática, você sabe que as pessoas se comunicam melhor pelo grupo. Atente-se a isso.
Antes de expor a sua opinião no trabalho, lembre-se de praticar a empatia. Coloque-se no lugar do outro e pense em como a pessoa poderá receber a sua ideia. Isso deve ser ainda mais exercitado quando a sua opinião for em tom de crítica, ok?
Apesar de o feedback negativo ser importante, nós devemos pensar em formas coerentes de dá-lo. Caso contrário, poderemos parecer arrogantes e mal-educados, e sabemos que não é esse o seu objetivo.
Portanto, exponha a sua opinião com muita consciência e responsabilidade, que assim tudo fluirá melhor.