Muitas preocupações surgem quando se inicia um negócio. Principalmente quando o assunto é a sequência de ações necessárias para se “dar bem” em um novo negócio. Por isso que hoje, nós vamos indicar se sua empresa precisa de uma conta PJ.
Sendo assim, aqui está tudo o que você precisa saber sobre o assunto e por que pode ser útil ter uma conta PJ. Acompanhe a seguir.
Indo direto ao ponto, a resposta é “não”, isto é, não é obrigatório. Uma conta bancária PJ (pessoa jurídica) pode ser aberta sem qualquer obrigação estatutária ou regulamentar.
Porém, se a empresa for lucrativa, ela deverá ter esses recursos depositados em sua conta PJ. Com exceção dos MEIs, todas as empresas com atividade financeira significativa são obrigadas por lei a manter uma conta PJ.
No entanto, é recomendável que você sempre mantenha suas finanças pessoais distintas das contas do seu negócio. Além disso, manter suas finanças e contabilidade em ordem será muito mais simples se você separar suas contas.
O efeito se tornará visível na diferença contábil, uma vez que as finanças pessoais e empresariais sejam mantidas separadas.
Desse modo, a regra de ouro da gestão empresarial é manter os fundos pessoais e da empresa separados. Aliás, esta não é uma tarefa fácil na correria do dia a dia, mas pode ser menos trabalhosa se as finanças já terem uma boa organização.
Algumas empresas só fazem pagamentos a fornecedores quando eles têm uma conta comercial legal, mas ter uma também facilita a manutenção dos livros. Sendo assim, ter todas as suas transações financeiras, como impostos e outras despesas de saída em um só lugar, torna o orçamento muito mais fácil de acompanhar.
No entanto, na prática, você só pode ter uma conta em seu nome legal ou como pessoa física, se não tiver renda ou atividade dentro da empresa.
As várias opções bancárias disponíveis aqui estão em questão. Os bancos digitais são ótimas alternativas. Pois oferecem isenções de impostos, um fator difícil de conseguir nos bancos tradicionais. Ademais, trazem outras vantagens que vão te ajudar a economizar na hora de administrar suas finanças.
Você deve considerar seriamente os bancos digitais se for um microempreendedor. No entanto, empresas maiores devem pesquisar as opções bancárias tradicionais para ver qual delas se adapta melhor à sua rotina financeira. Desse modo, faça alguma pesquisa preliminar antes de fazer uma decisão.
O estabelecimento de uma nova conta é uma etapa crucial na expansão saudável de qualquer negócio. Então, agora há opções de contas digitais para pessoas jurídicas, facilitando ainda mais a abertura de contas e reduzindo a burocracia para startups e empreendedores individuais.
O que isso faz é disponibilizar para empresas menores, o mesmo conjunto de oportunidades que antes só estavam disponíveis para corporações maiores.
O processo de abertura de uma conta PJ digital é rápido, prático e seguro. Assim, as vantagens vão desde taxas menores do que os bancos tradicionais oferecem até a praticidade na gestão por meio de aplicativos para smartphone, ou na palma da mão do empresário.
Então, se você decidiu constituir uma conta bancária PJ, para minimizar sua carga tributária e proteger seus ativos, você deve tomar todas as precauções consistentes com sua decisão. Aliás, lembre-se de que não estamos discutindo nada excessivamente complicado. Assim, ao abrir sua conta PJ, utilize-a com sabedoria:
Agora você já sabe que a sua empresa não precisa ter uma conta PJ. No entanto, é altamente recomendável que tenha. Por isso, abra a sua e faça a separação das contas pessoais das contas da empresa.
Afinal de contas, você precisa saber se a empresa está se mantendo sozinha, ou se você está usando do seu patrimônio para arcar com as contas da empresa. Além disso, a contabilidade da empresa fica mais organizada.