Para empreender através de um modelo de negócio Startup, é preciso entender como funciona a classificação dos segmentos Startups.
Startups são classificadas por seu porte, mercado e segmento. Assim sendo, há várias classificações quase que intuitivas para esse modelo de negócio.
As classificações das Startups são as seguintes:
Fintechs
As Fintechs possuem foco em inovação dos serviços financeiros, como gestão de finanças pessoais, por exemplo.
Proptechs
São empresas focadas em solução imobiliária, desburocratizando processos e procedimentos de propriedade.
Adtechs – Martechs
Startups como foco em otimização de Marketing Digital, bem como distribuição de mídias e anúncios, dentre outros serviços correlatos.
Healthtechs
Empresas que focam no setor de saúde e bem estar. Por exemplo, empresas que fazem gestão de leitos e outros serviços.
HRtech
A sigla HR refere-se a Human Recruitment, Sendo assim, são empresas que criam soluções para o setor de Recursos Humanos, otimizando processos seletivos e outras soluções.
Legaltech
Startups que atuam no mercado jurídico, sendo um mercado que pode ser explorado através de diversas especializações do direito.
Edtech
As Edtechs entregam soluções tecnológicas para o mercado de educação, melhorando acesso ao ensino, por exemplo.
Retailtechs
Startups que se voltaram para o varejo, trazendo diversas soluções para o setor varejista, certamente é um potencial de segmento Startup.
Insurtechs
Gestão de seguros, sinistros e outras atuações dentro desse mercado, também um mercado que possui muitas possibilidades de inovação.
Agtechs
Startups que voltadas para soluções em agronegócio.
Como podemos analisar, são muitas as opções de segmento dentro do empreendedorismo através de um modelo de negócios Startup. Portanto, basta segmentar a sua ideia e realizar um planejamento estratégico para ter sucesso nos negócios.
Certamente o modelo de negócio Startup é uma tendência de mercado e uma das maneiras de ter sucesso no empreendedorismo.