Educação

SP: Transferências para escolas integrais podem ser feitas até dia 12 de janeiro

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo iniciou na última terça-feira (5) o processo de recebimento de transferências para escolas integrais. Entretanto valem apenas para aquelas que compõem o Programa de Período Integral (PEI)

Os interessados podem realizar os pedidos até o dia 12 de janeiro. E segundo o governo estadual, esse procedimento vale ainda para quem deseja se transferência das escolas com períodos parciais.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, as solicitações de transferência ocorrem de maneira online. A plataforma voltada para essa ação é da Secretaria Escolar Digital (SED). No sistema deve-se procurar a escola integral na qual se deseja matricular a criança ou o adolescente.

Além disso, o pai ou responsável pode procurar a próprio unidade escolar para fazer esse processo ou então um Poupatempo, também autorizado para realizar o procedimento.

De acordo com o site do governo estadual, nenhum estudante ficará sem vaga na escola, seja integral ou parcial.

Em caso de falta de vagas na unidade escolar requerida, ocorrerá o direcionamento do estudante para uma outra escola da rede estadual, mas ainda assim próxima do endereço.

Leia – MEC aprova diretrizes para educação profissional e tecnológica

Programa de Ensino Integral terá expansão

De acordo com a secretaria, o próximo ano letivo contará com uma adição de 416 escolas no Programa de Ensino Integral (PEI).

Desse modo, a rede passará de 364 escolas da modalidade, lançadas em 2018, para 1.080 a partir de 2021. Isso significa um crescimento de quase 300%.

As novas escolas manifestaram interesse em aderir ao programa e obedecem aos critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação, como atender a uma comunidade com maior vulnerabilidade socioeconômica.

As novas PEIs vão ofertar 254 mil novas vagas para alunos do Ensino Fundamental  – Anos Finais e Ensino Médio.

Não deixe de ler também – SP: ‘Apoio é não somente da Educação, mas também da Saúde’, diz secretaria sobre volta às aulas