A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) confirmou o catálogo de itinerários formativos da grade curricular do Novo Ensino Médio.
A proposta busca oferecer aos estudantes um currículo mais flexível, de acordo com as transformações da sociedade e do mercado de trabalho.
O Novo Ensino Médio é composto por duas partes: Formação Geral Básica e Itinerários Formativos.
Além disso, o novo modelo possui três frentes; são elas:
Vale destacar que a primeira série deste ano já trabalha com o novo modelo.
Os itinerários formativos buscam oferecer aos estudantes uma escolha de formação conforme seus interesses, aprofundando o conhecimento em uma ou mais áreas.
Para o secretário da Educação, Rossieli Soares: “O objetivo da proposta é preparar nossos jovens para o prosseguimento dos estudos e, consequentemente, ao mercado de trabalho, seja através da formação técnica ou profissional”.
Além disso, os itinerários formativos foram compostos pelo Inova Educação através de três componentes:
E também por meio do aprofundamento curricular, na segunda e terceira séries do Novo Ensino Médio.
O aprofundamento curricular será composto por quatro opções na área do conhecimento:
Além disso, contará com seis opções integradas de estudos:
O estudante também poderá optar pela formação técnica e profissional.
A divisão de 1.050 horas de acordo com a proposta, deverá ocorrer da seguinte maneira:
Na ocasião, também será lançado o formulário no site da Secretaria Escolar Digital (SED) para que os estudantes manifestem interesse nos itinerários. O formulário estará disponível até 8 de julho.
Após colher as informações dos estudantes, as escolas irão definir quais itinerários serão disponibilizados para os alunos no momento da rematrícula para a 2º série.
O gestor do Novo Ensino Médio, Gustavo Mendonça, afirma que as novidades serão apresentados via Centro de Estudos de Mídias.
“Após apresentarmos os itinerários formativos, vamos detalhar, também via online, através do CMSP, cada uma das opções no decorrer desta semana. A participação dos estudantes é muito importante para garantir que a escola tome uma decisão de quais itinerários irá ofertar alinhada com os desejos deles. Na prática, os aprofundamentos a serem realizados a partir de 2022 serão escolhidos pelos alunos da primeira série deste ano”.
E então, gostou da matéria? Não deixe de compartilhar com quem precisa saber disso!
Não deixe de ler também – 5 dicas para conquistar uma carreira internacional em TI.