O Instituto Casagrande promove o Congresso Internacional de Volta às Aulas. A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (26) com a presença do secretário de educação estadual, Rossieli Soares e vai até 29 de julho, das 14h às 20h30.
Ao longo das 40 horas de congresso, o evento contará com diversos especialistas em educação do Brasil e convidados internacionais como:
- A Presidente do Conselho Nacional de Educação, Professora Maria Helena Guimarães,
- Augusto Cury,
- Eduardo Shinyashiki,
- Cipriano Luckesi,
- Emilia Cipriano Leite,
- Luiz Henrique Mandetta,
- Guiomar Namno de Mello,
- José Pacheco,
- Entre outros.
Os interessados em participar do congresso podem realizar a inscrição de forma gratuita pelo site do Instituto Casagrande, para ficar por dentro do evento, clique aqui.
Importância da volta às aulas presenciais e diversas dúvidas que surgem
Após 16 meses de pandemia no Brasil, o segundo semestre de 2021 deverá promover na maioria das escolas do Brasil o retorno das atividades presenciais.
No início espera-se que seja realizada o retorno híbrido, ou seja, mesclando atividades presenciais com não presenciais.
Atualmente, o Brasil conta com cerca de ? da sua população vacinada com pelo menos uma dose dos imunizantes contra o novo coronavírus.
E segundo os órgãos responsáveis pela manutenção das vacinas, espera-se que até setembro toda a população acima dos 18 anos esteja vacinada com pelo menos a primeira dose dos imunizantes.
Desse modo, o retorno às atividades educacionais presenciais se torna algo cada vez mais iminente e de grande importância para a educação brasileira.
No entanto, muitas dúvidas ainda surgem na cabeça de alunos, professores, funcionários e demais envolvidos no retorno. O Instituto Casagrande, elencou diversas questões que serão abordadas no congresso, veja abaixo:
- Como a escola deve se organizar para receber pais, alunos, professores e funcionários com segurança?
- Que protocolos devem ser adotados para minimizar as transmissões do vírus?
- Como amparar e receber os alunos após todo esse período de dor e de perdas?
- Como fazer uma avaliação diagnóstica consistente dos alunos para readequar o currículo?
- Como encaminhar a educação híbrida? O que diz a legislação a respeito?
- Como trabalhar com as tecnologias digitais nesse momento de retorno?
- O que podemos aprender com quem já retornou às aulas presenciais no Brasil e exterior?
Se você se interessou em participar do evento, clique aqui, e faça sua inscrição gratuita, lembrando que o evento vai apenas até o dia 29 de julho de 2021.
E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Home office e homeschooling na pandemia: os dois lados da moeda.